Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Professores recebem orientações em encontro realizado pela Rede Ninho

04/05/2018

Professores recebem orientações em encontro realizado pela Rede Ninho

No último mês de Abril, nos dias 23 e 24, a Rede Ninho em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, realizou no anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis – (FEMA), o 1º Encontro para orientação do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes aos professores da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo é orientar e oferecer suporte, fortalecendo a comunicação entre a rede local, composta pelos diversos serviços públicos de atendimento às famílias, para que os profissionais se sintam preparados e capacitados a abordar e tratar o assunto onde quer que atuem como os professores de 4º e 5º ano da sala regular e do período da tarde das escolas de Tempo Integral. Professores de Educação Física, Inglês, AEE e Tecnologia, público do 1º encontro.

O encontro foi promovido pela Rede Ninho através de seus integrantes e apoiadores como Barbara Louise Bonadia Centro de Referência Especializado de Assistência Social - (CREAS); Tânia Tanus Salvadori Secretaria Municipal da Saúde - (SMS); o vereador Alexandre Cobra Vêncio da Câmara Municipal de Assis e a supervisora de Ensino Nelma Viviane de Souza Silva da Secretaria Municipal da Educação - (SME).

Breve histórico da Rede e suas propostas.

Criado a partir da ação de um grupo anterior, chamado Sentinela, a Rede Ninho nasceu em 2015 a partir da união de diversos seguimentos, que pensavam ações para prevenção e combate da violência sexual infantil. O nome faz referência à frequência com que os casos acontecem no ambiente familiar, ao mesmo tempo, em que a imagem do ninho deveria ou poderia representar segurança e confiança no começo da vida.

Atualmente, 22 seguimentos compõem a Rede Ninho, dentre eles, com profissionais representantes das diversas áreas e secretarias, como a de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte, Diretoria de Ensino, Conselhos de Direito e Proteção, entre outros.

A Rede se reúne todos os meses, pensando em ações e formas de atuação para tratar da questão e fazer valer as políticas públicas com mais efetividade no município.

Esse ano as ações estão voltadas a trabalhos com a Educação, Redes Municipal e Estadual de Ensino, com alunos e professores.

Fonte: SME