Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Planejamento Educacional do Município foca na formação dos Profissionais

21/02/2018

Planejamento Educacional do Município foca na formação dos Profissionais

De 14 a 16 de fevereiro as escolas da Rede Municipal de Educação realizam entre a equipe escolar o Planejamento anual das Propostas Pedagógicas para os dias letivos de 2018.

No período foram avaliadas as práticas pedagógicas adotadas no ano e debatidas as propostas, orientações e ações adotadas para atendimento das necessidades dos alunos da Educação Infantil, Creche e Pré-escola, e os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial, durante o ano escolar.

O destaque para o inicio do ano é o segmento da formação continuada planejada por diversas escolas nas modalidades de Creche até Ensino Fundamental; entre esses, o trabalho de Leitura Literária, desenvolvido na EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade, Educação Física, na EMEIF Coraly Julia, Base Nacional Curricular Comum na EMEI Bambalalão  e Língua Inglesa (Supervisão da S.M.E.).

Todas as unidades da Rede Municipal da Educação realizam no período o seu planejamento, considerando suas características das modalidades ensino, necessidades pedagógicas e comunidade escolar, objetivando a qualidade das propostas pedagógicas, o rendimento educacional dos alunos e das equipes escolares.

A professora Dulce de Andrade Araujo, secretária SME, avaliou como positivo o período de planejamento das escolas e enaltece o trabalho de todas as unidades agradecendo  as parcerias desenvolvidas pelas escolas   com universidades, associações e ou fundações que   implementaram qualificação aos docentes.

Destaques das Formações Continuadas nas Escolas Municipais de Assis

Escola Nísia Mercadante aborda leitura literária no planejamento anual

O cronograma de planejamento da EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade, realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro, contou, mais uma vez, com a parceria do grupo de pesquisa “Leitura e Literatura na Escola” – UNESP/FCL Assis – com um minicurso ofertado pela Prof.ª Dr.ª Eliane Galvão, intitulado “Leitura e produção textual na sala de aula”.

À frente do projeto “Contação de histórias” e compondo a equipe do Núcleo de Ensino da UNESP-Assis, a palestrante também realizou visita técnica à sala de leitura reinstalada na EMEIF Nísia após um período de reformas iniciadas no fim de 2017 e finalizado no início deste ano.

O local abriga acervo literário relevante para os trabalhos de formação de leitores, advindo de doação dos grupos de pesquisa “Leitura e Literatura na Escola” (UNESP) e “Crítica e Recepção Literária” (Uenp).

As obras literárias cedidas resultam de anos de atuação de pesquisadores universitários junto a programas e projetos como o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), os quais têm como exigência a disponibilização a bibliotecas e salas de leituras públicas dos livros remetidos a pareceristas e demais envolvidos nesse tipo de avaliação.

Para o acervo da EMEIF Nísia, a contribuição do Prof. Dr. João Luís Ceccantini (UNESP-Assis) foi decisiva para a estruturação do acervo com dezenas de exemplares, muitos em suas embalagens originais, dos mais variados títulos e gêneros literários.

Durante o minicurso, a Prof.ª Eliane Galvão apresentou parâmetros sobre a qualidade literária de obras poéticas para crianças e também encaminhamentos metodológicos para abordá-las em sala de aula. A diretora da EMEIF Nísia Mercadante, Marluce S. Valente, destacou a importância de se articular a leitura literária à formação geral do aluno no Ensino Fundamental I, um aspecto para o qual a equipe gestora tem procurado dar atenção, afirmou ela.

Prêmio Educador Nota 10 da EMEIF Coraly traz retorno positivo para toda a Rede Ensino Municipal

Na última sexta-feira, 16, os professores de Educação Física do Ensino Infantil e Fundamental, da Rede Municipal da Educação, participaram de uma formação com base na disciplina, com o professor Marcos Santos Mourão, dentro do Planejamento para o ano letivo de 2018, na EMEIF Coraly Júlia G. Carneiro.

A diretora Adriane Gallo Alcantara da Silva, conta que o professor Marcos expressou seu desejo de participar do projeto, sendo assim convidado a ministrar a palestra de formação no planejamento letivo.

Todos os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino participaram da apresentação teórica e prática desenvolvida pelo professor membro da academia de selecionadores do Prêmio Educador Nota 10 e professor atuante na Escola da Vila em São Paulo.

Com experiência há mais de 20 anos no trabalho docente com crianças, o professor trouxe grande motivação aos presentes, ressaltando o prazer de compartilhar seus conhecimentos e experiências, bem como  levar aprendizagem para sua atuação.

“O planejamento letivo e a palestra visam à qualificação e formação continuada dos docentes em campo, avaliações dos trabalhos e as trocas com os parceiros externos, professores e colaboradores, assim como o EPaCI - Estabelecendo Parcerias e Compartilhando Ideias, projeto desenvolvido pela Escola Coraly e premiado na última edição do prêmio Educador Nota 10”, destacou a diretora da EMEIF Coraly.

Adriane ressaltou que a realização da palestra foi possível através do empenho da Secretaria Municipal da Educação, que viabilizou o deslocamento, hospedagem e alimentação do palestrante, que esteve em Assis de forma voluntária.

Fonte: SME