Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Irmão de matriarca de escola conversa com alunos

21/09/2010

Em alusão aos 16 anos de fundação da escola municipal Nísia Mercadante do Canto Andrade, da vila Maria Isabel/Assis III, comemorados nesta quarta-feira, dia 22 de setembro, a escola recebeu na semana passada a visita de Pedro Mercadante, irmão da professora Nísia, que empresta o seu nome à escola.

Mercadante de 82 anos de idade, por mais de uma hora conversou com os alunos e também com o corpo docente e funcional do colégio, sendo inclusive entrevistado pelas crianças das salas dos quarto anos, que queriam entre outras coisas, saber mesmo é da história da matriarca do colégio e porque não, da própria cidade de Assis, tendo em vista que Nísia, foi uma das pioneiras nas salas de aulas da cidade.

Toda a atividade, que culminou em propiciar às crianças este contato com um membro da família da professora que empresta o nome à escola foi coordenada pelas professoras Patrícia Aparecida Mendes Luiz, Gabriela Vieira de Sá Biason, Rosangela Benelli de Mouro e Luciene Ribeiro da Silva, que definiu a visita e a participação das crianças, da seguinte forma: “Os alunos compreenderam melhor a atuação da professora Nísia Mercadante na comunidade assisense, interessando-se mais pela própria escola onde estudam”.

Já a professora Gabriela falou ao final do encontro, da emoção que todos sentiram ao ouvir Pedro Mercadante, irmão de Nísia,  contar a história de vida da patrona da escola e fez questão de citar uma frase de Chaplim “...cada pessoa que passa em nossa vida, deixa algo de si em nós... não passa em vão...”

Da experiência e da entrevista feita pelos alunos, lembra a diretora da escola Estela Maris Cavalcanti, fica a certeza de que mesmo sem ter conhecido pessoalmente a professora Nísia Mercadante, suas marcas, suas atividades e suas realizações vão ficar para sempre, pois são marcas de amor, de valorização e vida: “Digo isso porque ela nos deixou uma missão, um ideal de vida e isto faz toda a diferença”, ressaltou Estela Maris.

Ao lado da diretora Estela Maris, a coordenadora Valquíria Inês Santos Silva acompanhou a entrevista, que em sua opinião, contribuiu para que a relação entre escola e comunidade se intensifique cada vez mais.

COMEMORAÇÃO – Abrindo oficialmente as comemorações dos 16 anos do colégio, às 19 horas desta  quarta-feira, acontece na própria escola, localizada na rua Atanásio Medeiros, número 205, a entoação dos hinos Nacional e da Cidade de Assis e na seqüência, terá início as festividades, abertas com a apresentação de um grupo de alunos dos terceiros anos, que sob a coordenação da professora Maria Alice, vai cantar um pot pourri do grupo Roupa Nova.

Na mesma noite, os alunos da quinta série  C (professora Fátima) vão apresentar uma música feita em homenagem à escola e após, o quarto ano A (professora Patrícia) irá contar aos presentes, um pouco da história do colégio.

Na seqüência, orientados pela professora Alice, os alunos das salas de quarto ano e da sala multisseriada, apresentam uma paródia do clássico “Garota de Ipanema”, seguidos dos parabéns em inglês, que será também apresentado pelos alunos da sala multisseriada, das professoras Luzinete e Lucilene e finalizando a noite, serão entregues as premiações da olimpíada de língua portuguesa e na seqüência será aberta a exposição pedagógica preparada pela escola, como um dos pontos altos das comemorações de seus 16 anos de existência.

Fonte: Assessoria - SME