Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Fábulas emocionam os pacientes no Regional

21/09/2010

“Um momento único e uma recepção maravilhosa por parte dos pacientes”. Esta foi a frase usada por Margareth Nóbile, responsável pelo projeto “Hora do Conto” em nível do Hospital Regional de Assis, para descrever o primeiro dia de visitas das crianças da rede municipal de ensino aos pacientes internados naquela unidade escolar.

A visita, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 20, foi também acompanhada pelo diretor do hospital José Bitu e pelos professores  Fernando Oliveira, que coordena o projeto em nível da Secretaria Municipal da Educação e Juliana Del Gobo, responsável pela oficina de leitura da escola municipal Nísia Mercadante, da vila Maria Isabel/Assis III, de onde o grupo de alunos é oriundo.

Na chegada, o grupo de quinze crianças foi recepcionado pela equipe do hospital e em seguida em três grupos de cinco alunos cada um, sendo que durante as visitas, cada um destes grupos foi acompanhado de perto por uma integrante da equipe hospitalar (Aurora, Lourdes e Jucilene) que também está envolvida com o projeto, até os leitos de internação.

“Foi algo maravilhoso, pois as crianças conseguiram levar alegria e carinhos aos pacientes que de alguma maneira encontram-se fragilizados e com isso, quebrar um pouco esta frieza do ambiente hospitalar e isso é algo muito gratificante, pois este bem estar, ajuda em muito na recuperação dos mesmos”, disse Margareth.

Durante o período de visitações, que durou cerca de uma hora, as crianças levaram aos pacientes parábolas consideradas bíblicas, com as do “Filho Pródigo” e a do “Bom Samaritano”, além de conservarem muito com os pacientes do setor do hospital denominado Clinica Geral.

“Não há como descrever a grandiosidade deste gesto feito pelas crianças, pois apenas presenciando as visitas é possível realmente entender o que representa para um acamado, tal experiência”, disse a coordenadora do projeto.

Ainda segundo ela, após o conto ou neste caso específico após as parábolas, cada uma das crianças deixou com os pacientes uma mensagem de otimismo, acompanhada dos votos de melhoras, sendo que ao final das visitas aos leitos, a equipe do Hospital Regional ofereceu um lanche ao grupo de quinze alunos da escola Nísia Mercadante.

Quem também avaliou como bastante positiva a experiência foi o professor Fernando Oliveira, que coordena o projeto em nível da SME. Ele ainda vai mais adiante, ao afirmar entender que tais crianças que estão incluídas no projeto jamais vão esquecer tal experiência. “Com toda a certeza, esta experiência que está sendo vivenciada por elas, será de fundamental importância, pois é uma bagagem que estas crianças vão levar por toda a vida, pois se trata de uma experiência de amor, carinho, ternura, gratidão, compreensão, ou seja, estas crianças e alunos da rede municipal não estão incluídas em um projeto de visitação aos internos de um hospital, mas sim, estão participando de um projeto de vida e de formação de seres humanos conscientes de suas responsabilidades diante da sociedade”, concluiu o professor Fernando.

Fonte: Assessoria - SME