Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Torneio estadual reúne mais de 200 competidores

21/09/2010

Superando todas as expectativas, mais de 200 competidores participaram no último sábado, dia 18, durante todo o dia, da quinta etapa do Festival de Xadrez Escolar do Estado de São Paulo, evento que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Assis por meio da Secretaria Municipal da Educação e que foi considerado pelos organizadores, como uma das etapas de mais alto nível, entre todas as já realizadas do torneio estadual.

Ao todo, os competidores assisenses conseguiram três primeiros lugares em suas categorias, sendo que dois destes troféus de campeões foram conquistados por enxadristas das escolinhas do projeto Xadrez, da Secretaria Municipal da Educação, sendo eles, os competidores Airon Freire, da escola Thomaz Menk e Mariana Ribeiro da Silva, do Firmino Leandro, respectivamente na categoria A, masculino e feminino.  A outra primeira colocação assiense foi conquistada por Beatriz Muller Gravelo, do colégio COC, na categoria C.

Completando a classificação, até a sexta colocação, na categoria A (masculino) tivemos na segunda posição o estudante Elder Melo Gomes da Silva, seguido de Fernando Yutaka (Thomaz Menk), André Sathochi Ferreira (Ipê), Carlos Daniel Cavalcanti (Thomaz Menk) e Edi Carlos Santos Reigota (Guiomar Namo). Já no feminino, a lista até a sexta colocação foi completada por Larissa Sampaio (Maria Amélia de Castro Burali), Yasmin Stefani da Silva (Nísia Mercadante), Ana Maria Martins (Firmino Leandro), Juliana Glaciano (Maria Amélia) e Vitória Melo Rodrigues (Guiomar Namo), o que significa que nesta categoria, até a sexta colocação, todos pertencem às escolinhas de xadrez da SME e vale lembrar que na lista oficial, iremos encontrar um competidor que não pertença aos projetos municipais de xadrez, apenas na 12ª colocação.

Já na categoria B (feminino) que reuniu competidoras do sexto ao oitavo ano, entre os seis primeiros houve apenas a presença assisense na quinta colocação, com Ariane Ribeiro da Silva, da escola Carolina Buralli. A disputa foi vencida por Candido Mota que ficou respectivamente com a primeira, terceira e sexta colocação, sendo na ordem ocupada pelas estudantes Simone Tavares da Silva, Eliane Maria Ramos Batista e Letícia Aparecida Nascimento. Rancharia ficou com a segunda e quarta posição, ocupada por Bruna Lorraine dos Santos e Thaila Francine Sene.

Entre os seis primeiros colocados da categoria B (masculino) também houve apenas um assisense, sendo este, o aluno Leonardo Paiva  do colégio Santa Maria, em competição vencida também por Candido Mota, que ficou com o ouro e prata, conquistados por Cauê Udorisse e João Vitor Fabri da Costa. Com Giovanni Henrique Leonida, Guilherme Tubone e Henrique Cremonez, Rancharia conquistou a quarta, quinta e sexta colocação nesta categoria.

Com Fernando Miranda e Júlio César Ribeiro, a cidade de Cândido Mota também conquistou o ouro e prata na categoria C (masculina), sendo que nesta disputa, o assisense Vitor Muller Garavelo ficou na sexta colocação.

O torneio foi dividido em três categorias, sendo que a categoria “A” reuniu os estudantes do segundo ao quinto ano do ensino fundamental, enquanto que a categoria “B”  foi destinada aos alunos do sexto ao nono ano e por fim, a categoria “C”, contou com estudantes do ensino médio, antigo colegial.

Cristiane Meira, que coordena o projeto xadrez da SME, considerou de fundamental importância o evento, que segundo ela, serviu para novamente comprovar que o xadrez é um esporte que vem crescendo em nossa cidade.

“Sem dúvida alguma que foi uma bela competição, onde nossos competidores puderam mais uma vez desempenhar um bonito papel e todos eles estão de parabéns”, disse Meira.

Incentivadora declarada no xadrez, a secretária municipal da Educação, Ângela Canassa, elogiou a iniciativa e disse aguardar que Assis possa em breve sediar outros eventos desta natureza, pois entende ela, que o xadrez não é um esporte, mas um material pedagógico muito importante nos dias atuais, pois o jogo de xadrez possui características importantes, as quais podem desenvolver habilidades em diversos níveis e sobre o aspecto do raciocínio lógico, no jogo de xadrez, a criança passa a ter contato com diversos exercícios que lhe são propostos, nos quais ela deve buscar a melhor combinação dos lances a serem realizados, tendo a sua frente inúmeras possibilidades e isto resultará em um ganho, podendo ser material (peças) ou posicional (deixando com uma posição que reverterá para a vitória): “E daí o nosso apoio ao projeto desenvolvido na rede municipal pois quando a criança está jogando, ela deve sempre verificar qual o melhor lance a ser realizado naquela posição, este número de lances cresce de acordo com as jogadas, a criança passa, após certo tempo de prática, a descartar algumas possibilidades já estudas e, com isso, agiliza sua análise contemplando apenas as possibilidades mais viáveis. Isto reforça a habilidade de observação, de reflexão, de análise e de síntese, o que é considerado de importante instrumento pedagógico dentro do universo da matemática”, concluiu a secretária Canassa.

Fonte: Assessoria - SME