Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Escola municipal comemora os seus dezesseis anos

20/09/2010

Quatro dias de muita festa e alegria. Isso é o que promete a equipe gestora da escola municipal Nísia Mercadante do Canto Andrade, da vila Maria Isabel/Assis III, para festejar os seus 16 anos de existência, comemorados nesta quarta-feira, dia 22 de setembro.

Abrindo as festividades, a diretora do colégio Estela Maris Cavalcanti dos Santos, lembra que às 19 horas de quarta-feira, acontece na própria escola, localizada na rua Atanásio Medeiros, número 205, a entoação dos hinos Nacional e da Cidade de Assis e na seqüência, terá início as festividades, abertas com a apresentação de um grupo de alunos dos terceiros anos, que sob a coordenação da professora Maria Alice, vai cantar um pot pourri do grupo Roupa Nova.

Na mesma noite, os alunos da quinta série  C (professora Fátima) vão apresentar uma música feita em homenagem à escola e após, o quarto ano A (professora Patrícia) irá contar aos presentes, um pouco da história do colégio.

Na seqüência, orientados pela professora Alice, os alunos das salas de quarto ano e da sala multisseriada, apresentam uma paródia do clássico “Garota de Ipanema”, seguidos dos parabéns em inglês, que será também apresentado pelos alunos da sala multisseriada, das professoras Luzinete e Lucilene.

Finalizando a noite, serão entregues as premiações da olimpíada de língua portuguesa e na seqüência será aberta a exposição pedagógica preparada pela escola, como um dos pontos altos das comemorações de seus 16 anos de existência.

“É uma festa simples, mas preparada com muito carinho e neste sentido, convidamos toda a comunidade a vir até nossa escola e festejar conosco esta data tão importante para nós, que são os 16 anos de existência do nosso colégio”, afirma a diretora Estela Maris.

As festividades, que se estendem até o sábado, dia 25, possuem uma extensão programação, com destaque para o último dia de festa, quando acontece das 13 às 17 horas no colégio, a chamada “Ação Comunitária”, com palestras de prevenção do câncer de mama e do colo de útero, além de aferição de pressão arterial, diabetes e outros serviços mais, todos gratuitos para a comunidade, além de diversas brincadeiras para a garotada.

Antes disso no entanto, conforme a programação oficial das atividades, entram em ação as equipes do projeto Saúde vai à Escola, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Hospital Regional de Assis, que no dia 23 oferecem ao público uma palestra sobre bullyng (8 às 11 horas)  e no dia 24, no mesmo horário, uma palestra sobre saúde e qualidade de vida.

No dia 23, das 13 às 15 horas acontece um sarau literário e poético, com os escritores Antonio Lazaro de Almeida Prado, Márcio Ribeiro e Ligia Mota, que além de falarem e declamarem trechos de suas obras, estarão conversando com as crianças.

Mas é para sexta-feira, dia 24, ao meio dia que acontece o momento mais aguardado pela criançada, que neste horário poderá saborear um pedaço do bolo festivo aos 16 anos do colégio, delícia essa, preparada pela equipe escolar da unidade. No mesmo dia, durante toda a tarde, acontece na escola, a apresentação de números de danças, tendo como bailarinos os próprios alunos e como coreógrafa, a professora Ionilde.

“É uma programação simples, mas ao mesmo tempo bastante diversificada, sendo este o motivo pelo qual esperamos contar com a presença de toda a comunidade, prestigiando a nossa festa”, observa  a diretora do colégio. A escola Nísia Mercadante, segundo informa a Secretaria Municipal da Educação, iniciou o atendimento na educação infantil no dia oito de fevereiro de 1994, mesmo antes da inauguração oficial do prédio (ocorrida no dia 22 de setembro do mesmo ano). À época, recebeu o nome de EMEI “Nísia Mercadante do Canto Andrade” e em 1998, através do decreto n° 3265 de 14 de janeiro, a estrutura funcional das escolas municipais foi alterada, com a criação de rede paralela do ensino fundamental. As EMEI’s, então, passaram a se chamar EMEIF’s (Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental), sendo que após isso, devido ao aumento da demanda de alunos, em 2002 a unidade foi ampliada. Ao todo, foram construídas três novas salas de aula, uma sala que funciona como biblioteca e sala de vídeo, um ambiente, utilizado para as aulas de informática e um espaço para as aulas de educação física.

A EMEIF “Nísia Mercadante do Canto Andrade” (que atualmente recebe cerca de 310 estudantes) atende bairros ligados ao grande Complexo Prudenciana, entre eles, as vilas Maria Isabel, Marialves, Prudenciana e Cohab Assis III.

Fonte: Assessoria - SME