Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Meninas participam de circuito de atletismo

16/09/2010

“Um dia de muita festa e alegria”. Esta talvez seja a melhor forma de definir o que aconteceu durante toda esta quinta-feira, dia 16, quando o estádio municipal Antônio Viana Silva, o Tonicão, foi palco de um circuito municipal de atletismo feminino, onde os atletas e astros principais da festa foram as meninas matriculadas na rede municipal de ensino e que sob a supervisão e acompanhamento dos profissionais da área que atuam junto à Secretaria Municipal da Educação disputaram em dois períodos (manhã e tarde) corridas de 75 e 200 metros, além de saltos em distancia.

O objetivo da ação, segundo a secretária Ângela Canassa é acender ainda mais nas crianças a chama do amor pelo esporte, uma vez que ela entende, que educação esporte são peças de uma mesma engrenagem e devem sempre caminhar juntos: “Não há como desligar o esporte da educação e é neste sentido que nós trabalhamos, para que nossas crianças possam realmente estar cientes de que tais caminhos são importantes e essenciais para o desenvolvimento da ampla cidadania”, explica Canassa.

Ainda segundo ela, mais importante do que a competição em si, foi observar a alegria das meninas em estar competindo, como se realmente fossem atletas: “Estas crianças são acostumadas a acompanhar tais provas realizadas em pistas de estádios pela televisão e neste dia (quinta-feira) estão tendo a chance, a oportunidade única, de elas mesmas serem os astros principais das corridas e saltos em distancia”, disse.

Para a professora Roseleni Marques da Fonseca, que coordena todo o projeto de educação física no âmbito da SME, o resultado foi bastante gratificante, uma vez que as meninas, no caso as atletas, corresponderam de forma positiva, sendo ter sido possível observar com claridade, a presença de diversos pequenos talentos promissores, que agora vão precisar ser melhor trabalhados: “Quem sabe, se daqui a alguns anos não teremos uma destas crianças defendendo nossa cidade em uma edição dos Jogos Regionais ou Abertos do Interior?”, indagou.

Ainda segundo ela, no ano passado já foi realizado circuito idêntico de atletismo com os meninos matriculados na rede municipal, sendo que para este ano, os mesmos estarão disputando no final de outubro, um campeonato de futsal, entre as escolas municipais.

Pela manhã, segundo Rose, disputaram as provas do circuito, as meninas matriculadas na rede, com idade entre nove dez anos. Já no período da tarde, foi a vez das competidoras entre sete e oito anos.

“Sem dúvida alguma, foi um dia de glória para estas crianças que por um momento, puderam mesmo se sentir como verdadeiras atletas”, concluiu.

Fonte: Assessoria - SME