Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Conselho e cozinha piloto estudam ações conjuntas

07/07/2017

Conselho e cozinha piloto estudam ações conjuntas

A administração municipal através da Secretaria Municipal da Educação prima por uma gestão transparente e em sincronia com as ações dos conselhos municipais.  Neste sentido, os conselheiros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) reuniram-se na última sexta-feira, 30, com Eduardo Pimentel Nicolosi, nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar - cozinha piloto, para discorrem sobre a atuação conjunta dos segmentos.

Foi acolhido um regime de colaboração entre o Conselho e a Divisão na execução prática de um teste de aceitabilidade junto aos alunos da Rede de Ensino Municipal e posterior elaboração de um cardápio nutricional priorizando as preferencias dos alunos.

Durante o diálogo dos presentes destacou- se também o acompanhamento das aplicações dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), de maneira mais efetiva, durante todo o ano e não apenas após a aplicação dos recursos, na aprovação ou reprova das contas pelo CAE.

As ações e dados que serão acompanhados com mais proximidade pela atuação do CAE correspondem ao censo escolar, base de informação para o provimento do repasse, ao número de alunos por modalidade de ensino e de refeições oferecidas, bem como a tabela nutricional dos alimentos que compõem as refeições e a elaboração dos cardápios.

Aprovação das contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar de 2016 e o apontamento para levantamento de uma adequação de um dos setores da cozinha que abriga itens alimentícios foram os primeiros assuntos discutidos na reunião.

A atual administração da Educação Municipal reconhece e respeita a ação dos conselhos municipais, que exercem entre outras atribuições o papel de canal de participação  popular às ações de gerência pública.

Fonte: SME