Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

FORMAÇÃO CONTINUADA: ESTREITANDO LAÇOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA

24/03/2017

FORMAÇÃO CONTINUADA:  ESTREITANDO LAÇOS ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA

O cronograma de planejamento das escolas de tempo integral do município de Assis foi marcado, neste ano, por uma mobilização positiva que, compartilhando a experiência anterior da EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade, propiciou a continuidade da parceria entre a escola e os grupos de pesquisa da Unesp e Uenp.

Abrindo os trabalhos no dia 02 de março, a Prof.ª Dr.ª Eliana Merlin Deganutti de Barros, da Uenp, ministrou a palestra “Gêneros textuais e letramento”, realizada no Anfiteatro Antonio Merisse da Unesp. Participaram da atividade os professores de Ensino Fundamental I (regular), incluindo docentes da área de Inglês, Educação Física e demais áreas específicas, das unidades EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade, EMEIF Firmino Leandro, EMEIF  João Leão de Carvalho, EMEIF Mafalda S. Bartholomei, EMEIF. Maria Clélia Oliveira Vallim e EMEIF Maria J. Silva Valverde; além de diretores e coordenadores de escola, na companhia da Secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo.

Com o anfiteatro repleto, a palestrante abordou aspectos conceituais sobre a produção de textos na escola, apontando procedimentos necessários para o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura. Como sugestão de leitura, registramos referência de um dos artigos da pesquisadora, “Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas”, publicado na revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.1, p.37-69, jan./jun. 2010.

A Diretora da EMEIF Nísia Mercadante, Marluce S. Valente, comentou a importância do trabalho conjunto, com destaque para o apoio logístico propiciado pela Diretora da EMEIF Maria Clélia de Oliveira Vallim, Helena Aguiari Martelli; pela disponibilização de transporte pela Secretaria Municipal da Educação (Assis-Cornélio Procópio e retorno); pela cessão de docentes pesquisadores das instituições de ensino superior, Unesp e Uenp, amparados por recente projeto de extensão formalizado entre o Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Uenp, com a parceria do grupo de pesquisa Leitura e Literatura na Escola (Unesp-Assis).

Marluce Silva Valente

Fonte: SME