Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

EMEIF “Profª Maria Amélia de Castro Burali” promove Dia da Família na Escola

07/10/2016

EMEIF “Profª Maria Amélia de Castro Burali” promove Dia da Família na Escola

No sábado dia vinte e sete (27) de agosto, a EMEIF “Profª Maria Amélia de Castro Burali”, realizou um evento em comemoração ao “Dia da Família na Escola” utilizando como ferramenta inicial o “Projeto de Leitura” da Unidade Escolar, tendo como meta “Manhã de Autógrafos”, a qual envolveu a participação de todos os alunos desde Educação Infantil (1ª e 2ª Etapas) ao Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), cujo objetivo é formar cidadãos capazes de ler o mundo, produzindo discursos orais ou escritos, contribuindo com a formação crítica, exercício da cidadania, desenvolvendo a autoestima e facilitando a aquisição do aprendizado para com os alunos, assim como incentivar o prazer pela leitura e levando os alunos à reflexão sobre a importância da leitura e também despertando o interesse pela Literatura utilizando a criatividade, recursos didáticos, materiais humanos que contribuam para seu crescimento e de seus valores. O evento contou com a participação de toda a comunidade escolar, o que abrilhantou ainda mais. Durante a realização do evento foram desenvolvidas diversas atividades estando entre elas: Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos (livros); Sarau (diurno) com leituras variadas; apresentações musicais; palestra para os pais ministrada pela professora Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira (Professora Assistente Doutora na Graduação da Faculdade de Ciências e Letras FCL da Unesp e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), Campus de Assis) sobre a importância da boa leitura e a participação dos pais na vida escolar dos filhos, concomitante com a “Contação de Histórias” para os alunos. E é claro, que não poderiam faltar os autógrafos realizados pelos próprios alunos autores e participantes como coadjuvante do processo.

Segundo a diretora da unidade escolar Silvia Cristina Tomilhero Damasceno “valeu o esforço e dedicação da equipe escolar, pois o evento foi um sucesso e contou com a presença de diversos alunos e familiares. Nosso trabalho foi uma experiência rica em novas possibilidades, ao descobrirmos o prazer de aprender e ensinar através da leitura, pois Ler é um ato valiosíssimo para desenvolvimento e crescimento de nossos alunos, é uma forma de ter acesso a informação e se conectar com o mundo”.

Amália Catarina Petruci de Jesus, coordenadora pedagógica, acrescentou que o trabalho foi desenvolvido durante todo o (1º) primeiro semestre deste ano, cujos professores e alunos se envolveram plenamente dando ênfase à: “Provocar no aluno sua capacidade leitora, incentivar a produção de idéias a partir da reprodução das idéias a partir da reprodução das histórias compreendidas nos livros”.

Durante o evento também houve distribuição de algodão-doce, sorteios de livros arrecadados pela escola, finalizando com a entrega de resumos de obras infanto-juvenil para
instigar aos alunos e comunidade escolar estimulando ainda mais e sensibilizando-os a leitura.

Concluindo, a equipe gestora em nome dos professores e funcionários agradece a participação da comunidade, a Secretaria Municipal da Educação pelo apoio e aos colaboradores, os quais patrocinaram o trabalho dos alunos do 5º ano B abrilhantando o evento da Unidade Escolar: Restaurante Vó Nina; RGB Elétrica; J&S Cardans; Paulo Barreira – Dentista; Auto Capas Cristo Rei; Boomerang; Supermercado Kané; M.S. Brasil (Suzana); Restaurante Goumert; Bicho Papão; Eco Sol Aquecedor Solar; Dr. Notebook; Relojoaria Vitória.

Vejas as outras fotos na nossa GALERIA DE IMAGENS.

Fonte: SME