Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Secretária visita pelo menos uma escola por dia

17/05/2010

“Não sou secretária de ficar apenas no gabinete”. Esta é a frase usada pela secretária municipal da Educação, Ângela Canassa, para explicar o que ela chama de “acompanhar de perto o dia a dia das escolas”.

Diariamente, garante Canassa, ela  visita pelo menos uma escola, creche ou projeto desenvolvido em qualquer uma das unidades da rede municipal de ensino, com o objetivo principal de realmente estar acompanhando de perto tudo o é trabalhado e também, poder analisar juntamente com as equipes de direção e coordenação de cada unidade, o que vem dando certo e onde é necessário algum ajuste.

“Esta é a minha forma de trabalhar, pois não conseguiria ficar atrás de uma mesa o dia todo, pois eu gosto é disso, ou seja, respirar educação, onde ela é aplicada, ou seja, na unidade escolar, pois entendo ser esta a única forma de um dirigente conhecer de perto a sua demanda e mais ainda, poder observar se o resultado obtido vem sendo o desejado”, disse.

Um exemplo deste trabalho cita Ângela, é o fato de que até mesmo os pais das crianças matriculadas na rede já se acostumaram com este seu jeito de atuar, tanto que é comum, logo que chega a uma unidade, pais a procurarem para discutir diretamente com a secretária, assuntos referentes à vida escolar dos seus filhos.

“Uma coisa que aprendi nestes longos anos dedicados à educação, é que o educador deve sempre estar presente, pois a criança que temos em nossas mãos, na verdade é uma flor que precisa ser adubada e amada, pois todos sabem que o abandono e o descaso, matam qualquer jardim e impedem que ele floresça e eu não creio, que queiramos que nossas crianças não floresçam, não desabrochem para a vida, da maneira mais plena possível”, disse.

Ainda segundo Canassa, um dos pontos que ela insiste nas visitas que faz às escolas, é no amor como principal instrumento educacional, pois para ela, de nada adiantaria bons livros e recursos de primeiro mundo, senão houvesse o amor sempre presente no coração do educador.

“Antes de ensinar a ler e escrever, o professor tem uma missão que é a mais importante de todas, ou seja, a de estar sempre transmitindo amor para estas crianças, para que elas possam realmente se sentir protegidas e desta forma, aprendam mais e melhor”, disse.

Além de visitar rotineiramente as escolas, creches e demais unidades e projetos, Canassa também insiste e implantou em sua gestão à frente da educação assisense, um sistema onde os coordenadores, supervisores e equipes de apoio da SME também façam o mesmo, ou seja, marquem sempre a sua presença nas escolas. E isso, segundo ela já surtiu os primeiros resultados, uma vez que os dados comprovam que, não apenas a qualidade do ensino, mas também da aprendizagem alcançada, vem crescendo nas escolas da rede municipal de ensino.

“E isso tudo é fruto desta política de se trabalhar, estando sempre acompanhando o trabalho na escola e não apenas, deixando tudo rolar e ficando atrás de uma mesa de gabinete o dia todo, pois é na escola, o verdadeiro lugar do educador, seja ele professor, coordenador, supervisor ou dirigente de ensino, pois é apenas desta forma, acompanhando o dia a dia escolar de perto, é que poderemos ter a certeza de contar a cada dia com uma melhoria na qualidade de ensino”, concluiu Canassa.

Fonte: Assessoria - SME