Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

II Educantos emociona o público no teatro

31/08/2010

“Um final apoteótico”. Esta seja talvez a melhor forma de descrever o que o público presente ao II Educantos, realizado na noite desta segunda e terça-feira pode acompanhar, quando um coral formado por cerca de 200 vozes subiu ao palco do teatro municipal Padre Enzo Ticcinelli e entoou, acompanhado pelo público de pelo menos 500 pessoas que estavam na platéia, o sucesso imortal “We are the World – Nós somos o Mundo”, uma composição do saudoso Michael Jackson, gravada pelo grupo USA For África, uma união dos maiores artistas norte americanos feita nos anos 80, com o objetivo de arrecadar na época, fundos para a Etiópia.

“Esta musica é até hoje a que mais representa o amor pelo mundo e pelo ser humano como um todo e foi justamente transmitir isso o nosso objetivo quando guardamos este segredo para o final das apresentações, ou seja, reunir no palco crianças, adolescentes, jovens e adultos para juntos entoarmos esta linda canção”, disse o professor de música da SME, Éder Godoy, idealizador do II Educantos.

Para o que Éder chamou de “grande apoteose”, se reuniram no palco, o coral Flor da Idade, do Fundo Social de Solidariedade, o coral infanto juvenil da Secretaria Municipal da Educação, além dos corais das oficinas de música de todas as escolas da rede, bem como, todas as crianças e adolescentes e até mesmo bebês, que se apresentaram no transcorrer de todo o espetáculo.

“Me emocionei demais. Foi lindo ver tantas gerações cantando juntas e celebrando juntas, o amor, que é sem sombras de dúvidas a maior prova de que é possível sim, todos nós juntos, sonharmos com um amanhã melhor, desde que não deixemos de sonhar e ser persistentes, tudo através e pelo o amor, o carinho, a compreensão, a lealdade, enfim, pelo respeito ao próximo é que poderemos um dia dizer que vivemos em uma sociedade mais justa”, disse emocionada a secretária da Educação, Ângela Canassa, ao final da apresentação de segunda-feira, momento em que agradeceu e parabenizou o professor Éder pelo que chamou de “persistência” em acreditar que seria possível sim, produzir um espetáculo tão belo.

A noite de segunda-feira, os lugares na platéia foram reservados preferencialmente aos pais das crianças que iriam se apresentar e na terça-feira, o espetáculo foi aberto ao público em geral.

Nos dois dias, o show foi aberto pelos alunos da escola João Leão de Carvalho, da vila Marialves, que coordenados pela professora Verônica Aparecida Neumann Parisotto emocionaram o público com um espetáculo colorido, cheio de alegria e emoção, baseado em composições de Vinícius de Moraes, Adriana Calcanhoto e Chico  Buarque. A escola também levou para o palco, em homenagem ao mês do folclore, da Dança das Fitas.

Na seqüência se apresentou  a escola Nísia Mercadante, do bairro Assis III, cujas crianças, regidas pela professora Maria Alice Pereira, interpretaram um pot-pourri do grupo Roupa Nova.

Já a terceira apresentação, trouxe os alunos da escola Maria Amélia de Castro Buralli, que acompanhados do professor Divaldo Barbosa Silvestre, apresentaram a musica Novo Tempo, de Ivan Lins.

Na seqüência, o educador José Santarém apresentou o número “Deixe Ficar”, com os alunos da Escola Beija Flor, sendo que em seguida, na quinta apresentação da noite, sob a regência da professora Geiza Talita Damasceno, entraram em cena  os alunos da escola Irmã Maria José Chaves apresentaram uma adaptação da música “Fome e Come” e “Sopa” do grupo Palavra Cantada, com a participação do cantor Thiago Oliveira e da instrumentista Maria Alice Pereira.

Na sexta apresentação da noite o palco foi entregue ao pessoal do projeto Coral Municipal (O Coral Municipal Infantil – Secretaria Municipal da Educação) que embalou o público com quatro canções inesquecíveis, sendo elas: Uma História; e A Cuca (Dory Caymy), Samba Italiano (Adoniran Barbosa) e Sistema Solar (Thelma Chan)  e entoou ainda os pequenos estudos para Coral (Thelma Chan) juntamente com o coral Flor da Idade, do Fundo Social de Solidariedade, que em seguida mostrou outras três canções: Qui Nem Jiló (Luiz Gonzaga), Sem Compromisso (Chico Buarque) e Palpite Infeliz (Noel Rosa).

Todos os coros, foram regidos pelo Professor Eder Godoi, que no final da noite, ainda reuniu no palco as mais de 200 vozes citadas no início da matéria, para emocionar toda a platéia, com a bela interpretação de “We are the World”.

A segunda edição do Educantos, foi uma promoção da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade e Fundação Assisense de Cultura.

Fonte: Assessoria - SME