Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Escolas Municipais participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

16/05/2016

As escolas municipais de Assis participaram, na última sexta-feira, 13,  da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, evento aberto à participação voluntária  de escolas da rede pública ou privada.

A prova envolve conceitos relacionados á Astronomia e Astronáutica e é constituída por sete perguntas envolvendo o ramo da Astronomia e três perguntas relacionadas à Astronáutica, sendo organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A EMEIF “Profª Guiomar Namo de Mello” participou também da MOBFOG - Mostra Brasileira de Foguetes, onde o amigo da escola, Sr. Bráulio Rodrigues, foi à escola no período da manhã e da tarde para conversar com os alunos sobre Astronomia, Astronáutica e as leis da física, assim como, demonstrar a simulação de um foguete confeccionado com garrafa pet.

Em um primeiro momento, o voluntário mostrou aos alunos a teoria de como é o funcionamento do foguete, e então, na parte externa da escola, realizou a experiência para que o foguete decolasse, de acordo com as leis da física e o regulamento da MOBFOG.

Na EMEIF Profª Nísia Mercadante os professores desenvolveram atividades como mostra de filmes e mídias com uso da lousa digital, leitura de textos informativos, em consonância com tópicos do material Tempo.

A OBA e a MOBFOG ocorrem dentro da própria escola, com aulas ministradas pelos próprios professores da sala e após a realização da prova todos os alunos recebem certificado, e aos vencedores, medalhas.

Na EMEF "Prof. Firmino Leandro"  cada professor realizou atividades e exibiu vídeos sobre astronomia e astronáutica, além dos simulados disponibilizados no site da OBA. Já, o professor Lucas desenhou o sistema solar na lousa e reuniu a sala de dele (2º ano A) com o 1º Ano A, para falar sobre os planetas que compõem o referido sistema. Quanto ao lançamento de foguete, o coordenador Silvio fez demonstrações para cada uma das turmas sobre o lançamento de foguetes produzidos com canudos de refrigerante e garrafa pet.

EMEIF Prof. João Leão de Carvalho

A EMEIF Prof. João Leão de Carvalho mobilizou, além dos próprios alunos e professores, seus funcionários, equipe gestora e pais de alunos neste projeto tão prazeroso que ocorreu de forma interdisciplinar, onde os alunos foram protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Durante o projeto, além dos conteúdos de ciências e astronomia estudados, os alunos construíram em forma de maquete o sistema solar, realizaram pesquisas no laboratório de informática, fizeram uso do aplicativo: OBA SIMULADO,  assistiram a vídeos e documentários inclusive sobre a vida do Astronauta Marcos Pontes, construíram e lançaram foguetes na área externa da escola, o que foi um tremendo sucesso entre os alunos.

Fonte: Assessoria SME