Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

09/05/2016

DIA DAS MÃES

Equoterapia

Na sexta-feira, 06, a equipe da Equoterapia, centro de Educação Especial voltado à criança com deficiência, autista ou com indicação terapêutica, homenageou as mães oferecendo um café especial, oferecendo assim, a oportunidade das mães conhecerem tanto o trabalho do centro quanto as outras mães, compartilhando assim as experiências vividas com seus filhos. Após o café foi realizado um sorteio de brindes e as mães puderam fazer um passeio a cavalo.

Fênix

Na sexta-feira, 06, a equipe do Fênix, centro de Educação Especial voltado à criança autista, preparou uma surpresa às mães, com apresentações e um café da manhã, a homenagem foi feita pelos próprios filhos. Assim como na Equoterapia as mães tiveram a oportunidade de conhecer o centro e o trabalho que é desenvolvido, além de compartilharem as experiências vividas com seus filhos.

EMEF "Prof. Firmino Leandro"

No último sábado (07/05) a equipe da EMEF "Prof. Firmino Leandro" e seus alunos se reuniram para uma homenagem às mães, as quais foram as principais convidadas do evento.

Sob o comando do aluno Diego, do curso de Educação Física da UNOPAR, mães e filhos participaram de atividades físicas e de uma gincana. Na sequência houve um Café da Tarde Comunitário, o qual foi possível graças as contribuições de doces e salgados feitas pelas mães, sendo que coube a equipe da UE a organização e arrumação do espaço. Os alunos contribuíram produzindo cartazes e desenhos em homenagem às mães.

Para finalizar foram sorteados diversos brindes oferecidos de algumas lojas do comércio local e CDs variados doados por uma emissora de rádio da região.  Assim, alunos e equipe "Firmino" agradecem aos que contribuíram e participaram deste momento descontraído realizado em homenagens às mães.

EMEIF Profª Coraly Julia G. Carneiro

No sábado, 07, as mães foram recepcionadas pela equipe da EMEIF Profª Coraly Julia G. Carneiro com tapete vermelho e a quadra toda decorada. Participaram de uma aula de zumba com a professora voluntária de educação física, Flávia de Oliveira Delgado, e de um bingo, além de um sorteio de brindes doados pelos professores e comerciantes locais. O ambiente foi todo decorado por cartazes criados pelos alunos, com auxílio dos professores.

EMEIF Nísia Mercadante

Na EMEIF Nísia Mercadante o Programa “Família e Escola” apostou na participação da comunidade mais uma vez.

Após a apresentação da música “Mãe”, pela turma do primeiro ano, os alunos dos quartos anos realizaram uma performance teatral como forma de declamação de poemas, embalados pela música do violão tocado pela Prof.ª Maria Alice Pereira. A noite trouxe ainda presentes com o “Momento da Beleza” - as salas de aula foram transformadas em salões de beleza para os professores e aprendizes do Projeto Pérola, uma ação social iniciada em 2012, destinada a mulheres, a partir dos 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de restaurar a autoestima e proporcionar uma chance de integração ou reintegração ao mercado de trabalho.  Isabel Silva, que também coordena o Projeto Guri, manifestou sua satisfação: “Uma escola como esta, na periferia de Assis, permite que divulguemos nosso trabalho justamente para aquelas que mais precisam”. Sob supervisão rigorosa das professoras, as aprendizes ofereceram depilação de buço, designer de sobrancelha, pintura de unha, escova e corte de cabelo às mães sorteadas.

A exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, nos aramados, compôs o cenário em que, ao final, os professores da Escola Nìsia entregaram uma homenagem para cada mãe: um pequeno relicário acompanhado pelo poema “Para sempre”, de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

A  equipe gestora  destacou a intensa participação da comunidade: “Isso demonstra que estamos em um caminho promissor.  Sem abandonar o compromisso e a seriedade com a qualidade da educação, vamos estreitando os laços com a comunidade em busca de abrir novas perspectivas para muitas famílias que enfrentam problemas sociais graves”.

Fonte: Assessoria SME