Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Cartas e cartas

30/08/2010

Enquanto vocês escrevem essa redação sobre o professor de vocês, eu de cá escrevo sobre a minha sala, o 4°B.

Acredito, e isso nunca há de mudar, que o segredo para o sucesso da educação não está nas práticas pedagógicas, mas sim na intensidade e no amor com que elas são empreendidas. Logo, está no compromisso com o seu grupo de trabalho; no zelo com a estrutura física do espaço escolar; no respeito pelos pais e outros integrantes da comunidade. E principalmente, deveras principalmente, no trato com os alunos, no amor despendido no dia-a-dia a estes que são o foco e essência de nosso sacerdócio.

Antes que alguém diga “... eu não vou ficar agradando criança, isso é serviço de pai e mãe...”, quero lembrar que existem muitas formas de amar e ser amado, tendo cada uma destas uma ínfima potência criadora de universos. O amor na educação não deve se resumir ao carinho fraterno oferecido, realmente não; mas deve ascender também no objetivo de desenvolver todas as potencialidades possíveis do aluno; está no compromisso de não ignorar o ainda não aprendido pelo discípulo, também se manifesta no discernimento utilizado pelo Mestre, quando não os lança em uma imensa redoma de marfim, para que ali potências sejam anuladas, nascendo dali uma massa homogênea e insossa. E por fim, na crença que o docente DEVE ter na Educação; a fé de que Ela, talvez somente Ela, possa nos apresentar o caminho a suprema emancipação dos seres; emancipação essa inimaginável aos nossos ainda encalacrados cérebros.

E é por você, única e exclusivamente por você, que penso assim. Não existe outra fonte a qual eu tenha bebido para ter essa concepção do que é a Educação.

Amo vocês, 4°B! Sempre!

Professor Helton Rodrigo Corrêa