Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Crianças conhecem a fabrica da Coca Cola

30/08/2010

Em ônibus cedido pela Secretaria Municipal da Educação, três grupos de alunos da escola Beija Flor, que funciona no Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira, a Ficar, visitaram na semana passada (terça, quarta e quinta-feira), a fábrica da Coca Cola, na cidade de Marília.

Acompanhados dos professores, as crianças atendidas pelo Beija Flor, conheceram de perto todo o processo de fabricação e embasamento, além de terem uma aula teórica e também observarem na pratica, o trabalho desenvolvido pela Coca, no que tange ao respeito com o meio ambiente.

“O grande ênfase da visita, foi sem duvida o processo de total reciclagem e reaproveitamento dos recursos naturais, realizado pela empresa, que não apenas reaproveita e recicla as embalagens, sejam de alumínio, plástico ou vidro, como até mesmo a água utilizada no processo de fabricação e lavagem das embalagens, quando não mais reutilizada, é devolvida para a natureza, totalmente tratada”, disse a professora Cássia Mazega.

Segundo ela, logo que chegaram na fabrica, as crianças assistiram a um vídeo institucional sobre o trabalho de fabricação dos refrigerantes e de todo o processo de reciclagem realizado no local. Em seguida, puderam percorrer as instalações da fabrica e participar de um jogo, para testar os seus conhecimentos sobre a reciclagem correta dos materiais.

Na ultima etapa da visita, as crianças do projeto, conheceram o tanque de peixes que a Coca Cola mantém em Marília e que é considerado um termômetro, para observar se o processo de reaproveitamento dos recursos naturais desenvolvido pela empresa, está correto: “Este tanque de peixes recebe aquela água, que após utilizada pela empresa é tratada para ser desenvolvida para a natureza, sendo que, a permanência viva dos peixes no tanque, é tida como o sinal, de que aquela água foi limpa, está renovada e pode sim, após atender as necessidades da empresa, ser devolvida ao meio ambiente”, explica o professor José Santarém, que também integrou a comitiva.

A visita dos estudantes à Coca, faz parte do projeto “3-4...Lixeira no Ato”, desenvolvido pela empresa e que tem como principal objetivo divulgar a chamada “Política dos quatro erres (4Rs)”, desenvolvida pela Coca Cola.

Os “quatro erres” estão ligados à reciclagem e conservação do meio ambiente e significam: reutilizar (atribuir novo uso ao recurso), reciclar (transformar resíduos em matéria prima), reduzir (gerar menos consumo e resíduos e insumos) e repensar (avaliar continuamente nossas atitudes em relação ao lixo).

Para se secretária da Educação, professora Ângela Canassa, poder proporcionar para as crianças momentos como os vividos pelos alunos da escola Beija Flor na cidade de Marília, é algo muito importante, até porque, na verdade não foi um simples passeio, mas sim, uma verdadeira aula de como devemos cuidar do meio ambiente.

Fonte: Assessoria - SME