Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

01/04/2016

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Na última sexta-feira, 01 de Abril, a equipe de professores do Centro de Atendimento Educacional Especializado -  Fênix esteve nas escolas da rede municipal de ensino trabalhando com professores e alunos em prol da conscientização sobre o autismo.

Desde 2008 a data 2 de abril é tida como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas), pedindo mais atenção ao transtorno. O Autismo foi descrito em 1943, pelo médico Léo Kanner, nos Estados Unidos e está agrupado nos Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Buscando melhorar a qualidade e desenvolvimento global dos alunos com o Transtorno, matriculados na rede municipal de ensino, a Secretaria da Educação de Assis oferta Atendimento Educacional Especializado e individualizado no Centro de Atendimento Fênix – Educação para Autistas, que conta com professores especializados e metodologias apropriadas, realizando os atendimentos no contra turno do horário das aulas da criança na escola regular.

De acordo com a Equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação de Assis, para os autistas é muito importante um trabalho precoce que vise a sua independência em relação ao seu meio, quanto mais novas, mais sensíveis as crianças serão aos estímulos e assim as respostas ocorrerão mais prontamente. Para isso, são recomendadas terapias psicológicas tanto para o Autista quanto para seus familiares, assim como um trabalho multiprofissional contando com pedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e etc. O diagnóstico médico é um ponto de partida para a intervenção imediata e para a determinação de uma estratégia de atendimento.

AUTISMO

A pessoa diagnosticada com autismo apresenta comprometimento nas habilidades da interação social e de comunicação verbal e não verbal, além de movimentos repetitivos, áreas restrita de interesses e normalmente tem dificuldade em brincar de faz de conta.

Em maio de 2013 foi lançada a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), que trouxe algumas mudanças importantes, entre elas novos diagnósticos e alterações de nomes de doenças e condições que já existiam.

Nesse manual, o autismo, assim como a Síndrome de Asperger, foram incorporados a um novo termo médico chamado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com essa nova definição, a Síndrome de Asperger passa a ser considerada, portanto, uma forma mais branda de autismo. Dessa forma, os pacientes são diagnosticados apenas em graus de comprometimento.

Fonte: Assessoria SME