Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Consultor do MEC elogia experiência assisense

17/05/2010

“Liderança regional. Este é um dos principais requisitos para que uma cidade possa sediar um evento do Ministério da Educação”. Esta foi a frase usada pelo consultor do MEC, Sergio Maia, para explicar como o Ministério seleciona os municípios ou regiões que abrigam os seus eventos.

“E isso é claro e evidente na cidade de Assis, sendo prova disso, o nível educacional aqui existente e principalmente, a capacidade de mobilizar tão grande público, como o que está hoje (ontem) acompanhando a abertura dos trabalhos da oficina de capacitação de mobilizadores sociais pela educação, que se estende até amanhã aqui na cidade”, justificou Maia.

Para ele, que coordenou o primeiro dia de trabalhos do evento realizado no hotel HD, apenas pela educação é possível garantir um futuro melhor para todos, sendo que ao usar a palavra durante o cerimonial, Maia pediu licença e disse que não iria fugir do discurso anterior, que havia sido feito pela secretária da Educação, Ângela Canassa: “Concordo plenamente com a secretária, pois chega de falarmos em educação apenas em discursos, pois em palavras e papel, tudo é bonito. Porém, o que é preciso é trabalhar isso na pratica, ou seja, arregaçar as mangas e realmente primar por uma educação de qualidade, baseada sem dúvida alguma, na única coisa que realmente faz sentido na vida, o amor”, disse.

Ao saber que os ônibus escolares o município circulam com o slogan “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”, o consultor do MEC elogiou a iniciativa e pediu, que fotos dos veículos com tais adesivos, fossem encaminhados ao blog do Ministério: “São iniciativas simples, que precisam ser divulgadas para que possam servir de exemplo para outras localidades, ou seja, educar com amor é justamente agir desta forma, como uma formiguinha incansável, que não desiste de sempre fazer a sua parte”, disse.

Aos presentes, Sergio Maia disse que trazia uma mensagem de agradecimento do ministro Fernando Haddad e em nome do dirigente maior da educação brasileira, pediu que todos realmente abraçassem a causa maior do evento, que é o de unir forças para trabalhar a cada dia pela conquista de uma melhor qualidade de ensino: “Este é o apelo do MEC. Vamos nos unir e trabalhar para que nossas crianças, jovens e adolescentes, não apenas estejam na escola, mas também recebendo uma qualidade de ensino que lhes garanta realmente um futuro melhor”, disse.

O prefeito Ézio Spera agradeceu a presença da equipe do MEC na cidade e novamente acenou, que a criança e a prioridade de seu governo e sendo assim, a educação também. “Esta é o nossa bandeira, ou seja, sempre oferecer o melhor para as nossas crianças e isso, sem dúvida alguma passa por uma escola moderna e bonita, além de uma merenda escolar de qualidade, material escolar eficiente e principalmente, professores trabalhando com amor, crianças aprendendo com respeito e a rede municipal proporcionando um ensino de qualidade”, disse Spera.

Já o consultor do MEC, chamou atenção para outro importante ponto, que segundo ele, também diz respeito a todos os interessados em brigar por melhorias no setor educacional: “Não é vergonha nenhuma perguntar para uma criança que você encontra na rua se ela está matriculada ou para uma que está em uma lan house, se aquele não é o seu horário de aula, pois eu entendo que estes também são papeis importantes a serem desenvolvidos pelo grande exercito de mobilizadores sociais pela educação, que o MEC pretende montar em cada região do Brasil”, disse.

A oficina do Ministério da Educação, que teve início ontem no hotel HD prossegue a partir das oito horas da manhã de hoje, com pausa ao meio dia para o almoço e retorno às  13h30, indo até as seis horas da tarde.

A vinda desta oficina de mobilização para a nossa cidade, foi possível graças à parceria da Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, com apoio da Pastoral da Educação, da Diocese de Assis.

“Isso também vale a pena ser registrado, ou seja, quando demos início a esta mobilização, convidamos as igrejas cristãs para se juntar a nós e no princípio eram basicamente pastorais católicas que participavam dos encontros, mas hoje, como está ocorrendo em Assis, este leque se abriu muito, com a presença de pastores e seguidores de outras crenças e religiões, o que nos deixa muito felizes, pois é realmente desta forma que as coisas devem acontecer, ou seja, todos unidos em prol de uma educação de qualidade e um futuro cada vez melhor para nossas crianças e adolescentes”, finalizou Maia.

Fonte: Assessoria - SME