Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Escola Nísia Mercadante inicia suas atividades com oficina de docente da UNESP

11/02/2016

Escola Nísia Mercadante inicia suas atividades com oficina de docente da UNESP

A EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade, seguindo o calendário da Secretaria Municipal da Educação, realizou na sexta-feira, 05, atividades de planejamento do ano letivo de 2016. Entre elas, foi ofertada a oficina “Ler e compreender estratégias de leitura”, ministrada pela professora Dr.ª Renata Junqueira de Souza, docente da Unesp-Presidente Prudente.

Com vasta experiência no campo educacional, a pesquisadora abordou as estratégias de leitura do livro literário infantil e infanto-juvenil como instrumento para a formação de leitores. O referencial teórico veio ao encontro da realidade dos desafios da escola, oferecendo uma abordagem constituída a partir de elementos aferidos de metodologias pesquisadas e discutidas entre pesquisadores brasileiros e americanos.

Para a Coordenadora Pedagógica, Rosana Maschio, a oficina demonstra o quanto a aproximação e parceria entre universidade e educação básica permitem resultados positivos para a formação continuada dos professores: “As experiências relatadas em revistas da área da Educação frequentemente enfatizam como a relação com o ensino superior contribui para melhor qualidade do ensino básico. Não teria como iniciar o ano sem uma atividade dessa natureza!” A Diretora da escola, Marluce S. Valente, destaca o papel da instituição escolar como agência de formação dos profissionais que ali atuam: “Avançando na proposta de oferecer suporte pedagógico atualizado aos docentes, inserimos entre as atividades de formação a parceria com as universidades. O Ciclo de Palestras/Oficinas deste ano, assim, tem seu início com a importante participação da professora Renata Junqueira.”

O encontro contou com a presença da Supervisora de Ensino, Nelma Viviane Souza Silva, a Dra. Elianeth Kanthack Hernandes e demais convidados, que compartilharam um importante momento de formação profissional.

Fonte: EMEIF - Assessoria SME