Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Provinha Brasil é realizada na rede municipal de ensino

26/11/2015

Provinha Brasil é realizada na rede municipal de ensino

Nos dias 24 e 25 deste mês os alunos municipais do 2º ano do ensino fundamental realizaram a Provinha Brasil, que consiste em uma das ações do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O programa é implementado pelo MEC em parceria com os estados e municípios, dando aos professores um acompanhamento mais sistemático para que se possa diagnosticar o nível de alfabetização, considerando que esses alunos realizarão, em 2016, a Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA, realizada pelo INEP, que apontará quais alunos estão realmente alfabetizados aos oito anos de idade, conforme a proposta do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.

De acordo com o guia de orientação para realização da avaliação, “a Provinha Brasil oferece uma escala para interpretação dos resultados, que pode ser analisada pelo próprio professor ou representantes das redes de ensino onde a Provinha é aplicada. A partir do número de acertos é possível identificar em qual nível de desempenho cada aluno se encontra. Cada nível demonstra as habilidades em alfabetização já construídas e aquelas que ainda devem ser desenvolvidas para assegurar que todas as crianças até os 08 anos estejam alfabetizadas”.

Fonte: Assessoria / PNAIC