Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Semana da Criança na EMEIF Nísia Mercadante

03/11/2015

Semana da Criança na EMEIF Nísia Mercadante

Para comemorar o Dia das Crianças, no último mês, a EMEIF Nísia Mercadante do Canto realizou a semana da criança com uma sequência de atividades pedagógicas lúdicas.

No dia 07, foram ofertadas nove oficinas: Balão, Pintura, Cinema, Dobradura, Beleza, Pescaria, Vídeo-Game, Pintura fria e quente e Massinha. Cada turma passou por quatro sessões de 30 minutos. No dia 08, foi a vez das “ilhas de contação”: pela escola espalharam-se grupos acompanhados pelos integrantes do projeto “Contando contos, amarrando pontos” (Unesp-Assis), supervisionados pela coordenadora, profa. Dra. Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, pela Coordenadora do Mais Educação Tatiana Ramos e a Coordenadora pedagógica, Rosana Maschio, para quem “As ilhas de contação foram uma atividade dinâmica e divertida, criando expectativa nas crianças que, em cada ilha, encontravam histórias e formas diferentes de contar.”  Encerrando as atividades, no dia 09 as crianças participaram de apresentação do projeto “Assis-Ta Arte Circo”, da Fundação Assisense de Cultura (FAC), sob a organização do professor Maurício Pereira e coordenação de Regina Cabelo, o que, segundo a Vice-Diretora, Márcia Flauzino, “contribuiu para instigar o envolvimento com práticas artísticas, como o circo, não só pelo caráter lúdico, mas também pela importância de enxergarem, ali, possibilidades de realização pessoal.”

Como avaliação das atividades, a Diretora da unidade escolar, Marluce Valente, ressalta a importância das parcerias interinstitucionais, como tem ocorrido com a Unesp e FAC, como forma de dinamizar o cotidiano escolar, bem como otimizar o aproveitamento dos recursos públicos: “As parcerias permitem melhor canalização do uso dos recursos públicos, pois a demanda, sempre grande em escolas da periferia, aparece com mais intensidade nos locais em que ausência de práticas culturais, esportivas, educativas e socializadoras, em sentido amplo, implica em maior vulnerabilidade das crianças à marginalidade.”

Para a Equipe Gestora, o próximo ano será marcado pela intensificação desse trabalho conjunto, como estratégia de valorização da comunidade do complexo Prudenciana e proteção à infância frente aos desafios sociais que ali se impõem.

Fonte: Equipe Gestora - Nísia