Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Enxadristas de Assis disputarão fase estadual em Lindóia

03/07/2015

Enxadristas de Assis disputarão fase estadual em Lindóia

Enxadristas de Assis disputarão fase estadual em LindóiaA aluna Ariane dos Santos Rocha, da escola municipal “Prof. Firmino Leandro”, se classificou no campeonato municipal direto para a fase estadual do JEESP – Jogos Escolares do Estado de São Paulo.

Com apenas 9 anos de idade, Ariane já participou de diversos campeonatos em Assis e por várias cidades e estados do Brasil, conquistando em 2014 o 8º lugar no FENAC – Festival Nacional da Criança, entre muitas outras conquistas.

A fase estadual acontecerá em Lindóia no mês de Agosto, onde participará também o enxadrista assisense Fernando Yutaka Ferreira, hoje estudante da rede privada de ensino. Ambos os enxadristas aprenderam a prática do xadrez no Projeto de Iniciação Esportiva “Esporte Como Você Sempre Quis!”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria técnica com a Autarquia Municipal de Esportes de Assis.

“É muito bom ver a criançada se destacando e levando o nome de Assis para várias competições, principalmente quando se vê apoio e incentivo da Rede Municipal de Ensino nos projetos de base”, relata a professora responsável pelo projeto, Cristiane Meira.

A professora conta ainda que a enxadrista Ariane pratica xadrez desde o 1º ano do ensino fundamental e hoje no 4º ano ela percebe uma grande diferença de comportamento da aluna, “A Ariane costumava ser muito tímida, mas na hora do jogo a timidez fica de lado, a enxadrista joga de igual pra igual, não importando se ela fala muito ou não, e sim como faz as jogadas”.

O JEESP – Jogos Escolares do Estado de São Paulo é o maior evento de desporto escolar da América Latina em número de participantes. A realização é responsabilidade da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Fonte: Assessoria SME