Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

26/06/2015

IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em AssisA IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Capacidade Elevada de Assis aconteceram na tarde de quarta-feira, 24 de junho, no anfiteatro da Unesp.

A iniciativa teve como objetivo repensar as ações realizadas para a efetivação dos Direitos da Pessoa com Deficiência em nosso município, estabelecendo novas metas e ações oferecidas à comunidade assisense.

As conferências contaram com a palestra “Os desafios na Implantação da Política da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”, ministrada pela doutoranda Rosimeire dos Santos, responsável pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação de Assis.

Alunos do CEDET - Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento de Assis, Guilherme Z. Holmo e Nicolli Cristina Silva,  abrilhantaram o evento com apresentações de violão e voz, contando com a participação dos intercambiários Virginia Lopez Torales (Argentina) e Pavol Kupka (Eslováquia).

Após a palestra, os presentes se distribuíram em 3 grupos para discutirem eixos como Gênero, Raça e Etnia; Orgão gestores e instâncias de participação social; Interação entre os poderes e entes federados.

Posteriormente, os grupos se uniram novamente e constituíram o Relatório Final da Conferência.