Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Encontro de Educação Integral é realizado em Assis

23/06/2015

Encontro de Educação Integral é realizado em Assis

A Secretaria Municipal da Educação realizou na última segunda-feira, 22, o Encontro de Educação Integral na EMEIF “Profª Mafalda Salotti Bartholomei”, com a presença de professores e gestores de 11 escolas municipais, sendo 8 de Ensino em Tempo Integral e 3 com atividades complementares.

O evento teve início às 13h com apresentação de Capoeira dos alunos da escola anfitriã e seguiu com a palestrante Maura Cristiane Balbinot, Coordenadora Pedagógica Regional da Editora Positivo, que discorreu sobre a forma de planejamento e desenvolvimento das escolas que funcionam em tempo integral.

Maura revelou ser um prazer poder falar sobre esse tema em Assis no dia em que será votado o Plano Municipal de Educação, onde a Educação Integral ganha espaço e se torna lei em um projeto de 10 anos de vigência. “É muito importante essa abordagem da Educação Integral no Plano Municipal de Educação, pois ainda existem dificuldades na implantação desse tipo de ensino, porém, estamos caminhando para estender esse tempo na escola, já que é comprovado que a extensão de horário favorece a aprendizagem de diversas formas”.

A palestrante elogiou ainda a educação assisense, “Gostaria de cumprimentar os envolvidos na educação do município de Assis pela coragem na implantação do programa ‘Solução Educacional Tempo’ e a preocupação voltada à educação integral, Assis está à frente do cenário nacional educacional”.

A Secretária Municipal da Educação, Maria Amélia Artigas dos Santos, considerou muito importante esse momento de interação entre as escolas, pois é um ambiente propício à troca de experiências voltadas ao crescimento educacional. “Temos que pensar na Educação Integral não apenas como a extensão de tempo, mas sim na transformação do ensino de uma forma integral”.

Após a palestra, os professores e gestores se reuniram em grupos para o planejamento da 3ª Mostra das Escolas em Tempo Integral, que será realizada no mês de setembro deste ano.

Fonte: Assessoria SME