Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

EMEIF Nísia promove Viagem Cultural aos Professore

15/06/2015

EMEIF Nísia promove Viagem Cultural aos ProfessoresNo último sábado, 20 de junho, a EMEIF Nísia Mercadante promoveu, com apoio da Secretaria Municipal da Educação de Assis, uma viagem cultural aos profissionais que atuam na escola. Inserida como ação central do projeto “Viagem como formação: cultura, ciências e artes”, a visita à capital paulista foi organizada pela equipe gestora da Unidade Escolar com a disponibilização de micro-ônibus e motoristas pela SME.

O roteiro centrou-se em visitas monitoradas a espaços de cultura: Pinacoteca do Estado, Jardim da Luz, Memorial da Resistência, Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Solar da Marquesa de Santos. A primeira atividade, pela manhã, foi um passeio pelo Jardim/Parque da Luz, local histórico (criado como horto em 1825), repleto de esculturas de artistas plásticos como Victor Brecheret (1894-1955). Em seguida, foram guiados por um dos monitores da Pinacoteca na visita às salas do museu, cujo itinerário, ao longo do acervo regular, obras de artistas como Pedro Américo (1843-1905), Benedito Calixto (1853-1927) e Almeida Júnior (1850-1899). Ainda pela manhã, o grupo completou o roteiro da Pinacoteca, visitando o anexo do museu na ex-sede do (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops), onde encontraram telas de artistas como Tarsila do Amaral (1886-1973), Vicente do Rego Monteiro (1899-1970), Di Cavalcanti (1897-1976), entre outros. No mesmo prédio, onde se encontra o Memorial da Resistência, os professores visitaram a exposição “Ausências”, que emocionou o público frente à memória da violência do Estado nos anos de ditadura.

Após almoço nas proximidades da Catedral da Sé, visitada logo no início da tarde, o grupo se dirigiu ao Pátio do Colégio, onde pode observar marcos históricos. No Solar da Marquesa de Santos, foram recebidos por monitores que expuseram elementos históricos, geográficos e sociais tanto deste prédio, quanto dos adjacentes, em especial chamando a atenção para peculiaridades da arquitetura e engenharia, aspectos bem marcados nos prédios preservados como espaços museológicos. Em seguida, uma visita às ruas do chamado “Centro Velho” permitiu ao grupo observar outros elementos históricos e sociais. O circuito foi encerrado na Avenida Paulista, onde se realizavam apresentações de música, teatro e cinema, algumas ligadas à programação da Virada Cultural.

Segundo a equipe gestora, a avaliação do evento mostrou-se positiva, pois permitiu aos participantes experiências culturais que atingem diretamente a percepção de mundo e o repertório de cada profissional ligado às atividades educativas da escola. A equipe destaca, também, que a disponibilização de veículo e profissionais competentes para esse tipo de atividade vem ao encontro dos anseios da escola e da SME de valorização dos profissionais da educação e, também, de proporcionar formação em sentido amplo, qualificando a educação escolar em nível municipal.