Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

II Encontro Intercultural é realizado na UNESP

15/06/2015

Intercambiários de diversos países participaram do encontro.A Secretaria Municipal de Educação de Assis por intermédio do CEDET (Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento), em parceria com a ASPAT (Associação de Pais e Amigos para o Apoio ao Talento) e apoio dos Rotary Clubes de Assis realizou no último sábado, 13 de junho, nas dependências do Salão de Atos da UNESP/Assis o II Encontro Intercultural: “Aproximando Nações”.

O evento teve como objetivo integrar práticas educativas voltadas para a área da Comunicação, Organização e Humanidades, que explora o contexto no qual se vive ampliando o conhecimento na área de línguas estrangeiras em um processo de interação na busca da competência linguística para os alunos do referido Centro de Educação Especial.

Rosimeire dos Santos, responsável pelo Departamento de Educação Especial relata que o Intercultural tem a intenção de promover espaço para os alunos conhecerem outras nacionalidades, culturas e opções de línguas. “O Encontro promove a ampliação do universo de conhecimento dos alunos dentro da metodologia do CEDET, desenvolvendo uma ação de integração e interação com a comunidade, onde são envolvidos não só os alunos, mas toda a família e a universidade”.

Participaram do Encontro os intercambiários Pavol Kupka, Eslováquia; Alex Bevill, Estados Unidos da América; Virgínia Lopez Torales, Argentina; Nicha Sripanya, Tailandia; Anika Potzl, Alemanha; Sophie Gierga, Alemanha; Magda Matilla, Finlândia.

O intercambiário Pavol Kupka é o quinto a visitar o Brasil por intermédio do convênio do CEDET de Lavras, em Minas Gerais, com EVS – Serviço Voluntário Europeu, o qual procura estreitar a distância entre os países, promovendo conhecimento da língua e cultura.

O CEDET é um Centro de Educação Especial preocupado em identificar e orientar, por meio de um Plano Individual de Trabalho, alunos dotados e talentosos pertencentes ao sistema de Ensino do município de Assis. Atualmente o centro é mantido pela Secretaria Municipal de Educação, contando com a Parceria da diretoria Regional de Ensino e UNESP, por meio do Departamento de Psicologia experimental.  Hoje o Centro possui cerca de 192 alunos identificados.