Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Mobilização é realizada em Assis

18/05/2015

Mobilização em Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é realizada em Assis - Foto: Divana Ramos
Dia 18 de maio, dia da conscientização. Dia de lembrar sobre um assunto que infelizmente é recorrente em nosso país: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. E na cidade de Assis esse dia foi lembrado com total atenção por autoridades, escolas municipais, estaduais e população em geral. Aconteceu pela manhã uma grande passeata, que integrou sete escolas municipais, com aproximadamente 550 alunos da rede, além de estudantes estaduais. Os jovens e crianças percorreram a Avenida Rui Barbosa, a partir do Paço Municipal até a Praça Arlindo Luz.

O evento faz parte de demais ações de uma rede organizada para alertar a população sobre a violência contra crianças e adolescentes, a rede Ninho. Uma iniciativa que visa articular e fortalecer a garantia de direitos e proteção da infância e juventude de Assis, em especial no que se refere à questão do enfrentamento ao abuso sexual. Além da Caminhada, o grupo também organizará ações durante todo o ano, com calendário previsto de maio de 2015 a maio de 2016.

Durante a manhã as crianças e jovens seguravam faixas e informativos para chamar a atenção da comunidade assisense para este problema social, que ainda não é tão difundido e discutido como deveria. Assim, a prefeitura de Assis, em parceria com entidades, redes responsáveis em atenção a crianças e adolescentes, câmara municipal, e comunidade, se sente no dever de colaborar com as ações alusivas a data, e ampliar a informação a todos os cantos do município.

Antes da caminhada, os presentes puderam acompanhar falas das autoridades e importantes informações transmitidas sobre o objetivo de se organizar eventos que chamem a atenção para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

“Quero parabenizar a iniciativa da prefeitura e de todos os envolvidos, esse evento é muito importante, devemos alertar a população sobre isso, a cada 15 minutos uma criança ou adolescente é violentada sexualmente no Brasil, isso tem que acabar, e Assis está fazendo a sua parte para este objetivo”, disse o vereador e presidente da comissão de juventude, Alexandre Vêncio.

A Lei Federal 9.970/2000, foi a que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, isso aconteceu após forte mobilização do movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, e com o objetivo de manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

“Quero reafirmar o compromisso da Prefeitura de Assis com o dia 18 de maio e dizer que estamos juntos para resolver este grande problema social, estamos trabalhando muito para que Assis não faça parte das estatísticas de violência contra as crianças, e sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas através de importantes parcerias, estamos trabalhando arduamente para isso”, ressaltou o prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana.

Os meios para denunciar a violência sexual contra crianças e adolescentes são: Disque 100 (Direitos Humanos), Conselho Tutelar, Delegacias especializadas ou comuns e as Polícias Militar, Federal e Rodoviária. Em casos de emergência, o número é o 190. O Conselho Tutelar de Assis funciona na Rua Cândido Mota, nº 48. O telefone é o 3321 5120 durante o expediente normal da semana; e o 99794 1677 durante a noite, sábados, domingos e feriados.
Mobilização em Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é realizada em Assis - Foto: Julio Rodrigues

Fonte: Assessoria PMA