ESCOLA NÍSIA FIRMA PARCERIA COM GRUPO DE PESQUISA

23/04/2015

ESCOLA NÍSIA FIRMA PARCERIA COM GRUPO DE PESQUISA DA UNESP

Na última quinta-feira (23/04), nas dependências da EMEIF Nísia Mercadante, firmaram termo de parceria a EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade, na ocasião representada por sua Diretora, Marluce Silva Valente, e o Grupo de Pesquisa (CNPq) Leitura e Literatura na Escola (Unesp-Assis), representado pela Dra. Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, com o intuito de promover ações que amparem e fomentem a leitura no ambiente escolar.

A parceria prevê a ação conjunta da Escola e da Universidade quanto a atividades de leitura por meio de estratégias de extensão e pesquisa que venham a atingir a comunidade escolar de modo geral, ou seja, professores, alunos e a comunidade local.

Segundo a Diretora da Unidade Escolar, “contar com um grupo de pesquisa conceituado e longevo como o ‘Leitura e Literatura na Escola’ permitirá que estudos relevantes no campo da leitura contribuam de modo inestimável para o fomento da leitura em nossa escola”. Para a docente do GP LLE, profa. Eliane Galvão, a aproximação entre as instituições “reafirma o papel social próprio de uma universidade pública, isto é, atender as demandas da comunidade onde está inserida”. Para a Vice-Diretora, Márcia Flauzino de Souza, “a parceria permitirá, já de início, melhor configuração do espaço de leitura de nossa escola”.

Também esteve presente, no ato, a Dra. Lucila Bassan Zorzato, ex-aluna do programa de pós-graduação em Letras, da Unesp-Assis, e membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Crítica e Recepção Literária (CRELIT), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), outro importante parceiro para ações de fomento à leitura na região. Juntos, os dois grupos de pesquisa transferiram para a biblioteca da escola cerca de 30 obras paradidáticas versando sobre assuntos científicos, geográficos e históricos.