Enxadristas de Assis disputam campeonato brasileir

06/04/2015

Enxadristas assisenses disputam campeonato brasileiro em São PauloAlunos do projeto de xadrez da Secretaria Municipal da Educação juntamente com jogadores da Autarquia Municipal de Esportes participaram do FENAC – Festival Nacional da Criança nos dias 3, 4 e 5 de abril. O festival é um campeonato brasileiro de xadrez que foi realizado em São Paulo, na Avenida Paulista e teve a participação de mais de 250 atletas de 40 municípios.

Assis foi representada por Ítalo Canassa, Ana Carolina A. Prado, Gabriel C. Barbosa e Ariane dos Santos Rocha, todos alunos da Rede Municipal de Ensino, além de mais 5 jogadores da Autarquia Municipal de Esportes.

Os destaques assisenses da competição foram as atletas Ana Carolina A. Prado, com o 13º lugar na categoria Sub10 e Lorena Vieira Esperança, 13º lugar na categoria Sub14.

Durante as competições os atletas conheceram e ganharam autógrafo de Regina Ribeiro, mestre internacional que já representou o Brasil em 10 olimpíadas mundiais e publicou a coleção de livros “Xadrez para Iniciantes”.

Para Cristiane Meira, professora do projeto de xadrez, a experiência de participar de campeonatos desse nível altíssimo é excelente para os alunos, “O aprendizado é muito grande e os alunos podem ter uma visão maior de como é ser jogador de xadrez, cria-se a consciência do estudo das táticas e jogadas melhorando muito o nível dos atletas assisenses, fora o conhecimento cultural, contato com jogadores e grandes mestres”.