Escola Nísia realiza Dia da Família na Escola

30/03/2015

Gincana da EMEIF Profª Nísia Mercadante No último sábado, 28, a EMEIF Profª Nísia Mercadante do Canto Andrade, unidade escolar localizada na Vila Maria Izabel, realizou o Dia da Família na Escola, iniciando efetivamente as atividades do Programa Família e Escola, conjunto de ações e projetos propostos pelo Conselho de Escola e Equipe Gestora com o intuito de promover e intensificar as relações entre a Escola e a comunidade local.

Entre as atividades abertas ao público a partir das 14h, estavam a “Sala de Cinema”, com a exibição de filmes infantis, e a “Sala de Leitura”, com obras literárias e informativas disponibilizadas por um trabalho conjunto dos grupos de pesquisa Leitura e Literatura na Escola (Unesp-Assis) e Crítica e Recepção Literária (Uenp-Cornélio Procópio), permitindo às crianças e jovens contato com livros diferentes daqueles do acervo da escola. A quadra ficou disponível para crianças e jovens que trouxeram bolas, bicicletas e demais brinquedos, formando times e aproveitando o espaço. A tradicional venda do sorvete para arrecadação de fundos, de acordo com as orientações da Associação de Pais e Mestres (APM), contou, ao som de músicas infantis, com a presença significativa dos familiares dos alunos e comunidade escolar.

Como apresentação cultural, os membros da ABADÁ-Capoeira, entidade de utilidade pública mantida através de trabalho voluntário, empolgaram os presentes com uma performance de Maculelê, dança folclórica de origem afro-brasileira, usando facões. Na sequência, a ONG Braços Abertos realizou uma gincana com crianças e jovens da comunidade, envolvendo diferentes faixas etárias.

Segundo os membros da equipe gestora, o objetivo central do Dia da Família na Escola foi a promoção de um momento de convivência salutar tanto para os educadores quanto para os familiares, o que se concretizou com sucesso. Cerca de 300 pessoas passaram pelo local, contando, ainda, com a visita do Vereador Thiago Hernandes, que, a pedido de representantes da comunidade, demonstrou seu apoio e avaliação positiva para ações como esta, fomentadas pelo empenho da Escola e da Secretaria Municipal da Educação em oferecer aos munícipes educação e cultura para todos.