Higiene Bucal é incentivada em Escola Municipal

04/03/2015

Higiene Bucal é incentivada na EMEIF "Profª Mafalda Salotti Bartholomei"

Na manhã de quarta-feira, 04, a EMEIF “Profª Mafalda Salotti Bartholomei” recebeu agentes de saúde para ministrarem orientações aos alunos a respeito de higiene bucal.

Cerca de 100 estudantes do ensino fundamental receberam um kit com escova, pasta de dente, sabonete que elimina bactérias e um folheto informativo com orientações sobre escovação e os malefícios da cárie, que além de desconfortos estéticos e dor, pode trazer diversas complicações para a saúde.

A iniciativa é parte do Projeto Saúde Bucal da Unidade Saúde da Família - Vitória, localizada na Vila Progresso, em Assis e tem como objetivo multiplicar os conhecimentos sobre higiene bucal, informando os alunos em palestras nas escolas e orientando os pais durante a pesagem das crianças que recebem o benefício Viva Leite, que consiste em um projeto social estadual de distribuição gratuita de leite pasteurizado a famílias com crianças de 6 meses a 6 anos e 11 meses de idade com renda mensal de até dois salários mínimos.

“Essa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde veio para atender uma necessidade da Escola em Tempo Integral, pois o aluno passa o dia todo na escola e a escovação é parte muito importante na rotina escolar. A entrega dos kits deixa os alunos mais entusiasmados com a tarefa de escovação diária.” Conta Márcia Khanayfes, diretora da Unidade Escolar.

Além dessa iniciativa voltada aos alunos do ensino fundamental, a diretora conta ainda que as professoras da creche fazem a escovação diária com os menores, “todos os dias após o almoço as professoras ensinam e incentivam a escovação, pois esse é um hábito que deve ser transmitido às crianças desde cedo”.