Educação desenvolve ações de combate à dengue

24/02/2015

Reunião com os gestores sobre ações de combate à dengueA Secretaria Municipal da Educação de Assis, na última sexta-feira, 20, reuniu os diretores das Unidades Escolares para uma reunião extraordinária, onde foram discutidas ações no combate à dengue para serem desenvolvidas nas escolas e nos bairros. A reunião contou com a presença de Nilsa Correa Leite, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Foi disponibilizada às equipes gestoras das unidades escolares uma apostila com sugestões de atividades, que vem sendo realizadas nesta semana com alunos e funcionários buscando a conscientização e, consequentemente, atitudes que impeçam o mosquito da dengue de se reproduzir.

As escolas receberam panfletos da Secretaria Municipal da Saúde para serem entregues à comunidade e também desenvolveram panfletos e cartazes com os alunos, além de coleta de materiais para evitar o acúmulo de água em torno das escolas, mudas de citronela nas salas de aula para espantar os mosquitos e mosquitoeiras, que são objetos confeccionados com garrafa pet e funcionam como armadilhas de mosquitos.

“Esse trabalho de conscientização é de extrema importância dentro das unidades escolares, pois os alunos chegam à escola comentando sobre parentes e vizinhos que estão doentes e muitas vezes não sabem como é contraída a doença e os modos de se evitar, com isso, é função da escola desenvolver um trabalho educativo que ensine a criança, que transmitirá ao adulto, atitudes para combater o mosquito transmissor”. Relata Gisele Rodrigues, diretora da EMEIF “Profª Guiomar Namo de Mello”.

Alunos da EMEIF "Prof. João de Castro" criaram panfletos e cartazes de conscientização

Alunos da EMEIF "Prof. João de Castro" recolheram materiais que podem vir a se tornar criadouro do mosquito Aedes Aegypti

Alunos da EMEI "Irmã Maria José Chaves" em passeio pelo bairro para conscientização da comunidade