Escolas realizam Planejamento para o ano letivo

19/02/2015

Planejamento na EMEIF Mafalda Salotti Após o feriado de carnaval, as escolas municipais reúnem até esta sexta-feira, 20, seus professores e funcionários para a realização do Planejamento Escolar, que consiste em um momento onde a equipe toda expõe as dificuldades e avanços da escola, pensando juntos em quais caminhos tomar para que seja desenvolvido um plano de desenvolvimento e aprendizado para o aluno.

No Planejamento Escolar os professores e funcionários que já pertenciam à Unidade Escolar podem avaliar as tarefas que deram certo ou não no ano anterior, juntando a experiência dos novos colegas de trabalho, e assim, formando um novo plano de atividades a serem realizadas durante o ano letivo.

O Calendário Escolar da Secretaria Municipal da Educação já está definido, porém, durante o Planejamento Escolar é criado o Calendário da Escola, onde cada Unidade Escolar define as datas e tarefas a serem executadas para que as atividades possam ser desenvolvidas.

“Após análise do Calendário Escolar para o ano letivo de 2015, a equipe acrescentou suas atividades envolvendo toda a comunidade, pois sabemos da importância que a escola tem para o bairro na questão educacional, pois hoje atendemos todos os segmentos da educação, desde crianças com 4 meses de idade na Creche, até adultos de 90 anos com o Programa Brasil Alfabetizado e isso nos deixa muito satisfeito” , relata a equipe gestora da EMEIF “Profª Mafalda Salotti Bartholomei”.

Para Maria Amélia Artigas dos Santos, Secretária Municipal da Educação de Assis, “o planejamento é o principal instrumento para a construção democrática da vida escolar, sendo uma tarefa coletiva que deve ser realizada com a colaboração de todos os agentes escolares envolvidos. É importante o empenho de todos os seguimentos que devem, por meio do trabalho coletivo e comprometido, buscar implementar instrumentos para a melhoria da qualidade de ensino. O momento do planejamento é de vital importância e imprescindível para que se conheçam os problemas da escola, para que seja feita a análise dos resultados dos anos anteriores, objetivando a definição das metas e prioridades de ação. Por isso, o planejamento deve ser constante objeto de discussão nas reuniões entre docentes e gestores, durante todo o ano letivo.” Finaliza a Secretária.