Alunos municipais participam do SARESP

11/11/2014

Alunos municipais participam do SARESP

Aproximadamente 3.300 alunos das escolas municipais participaram nessa terça-feira, 11, da 17ª edição do SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, na cidade de Assis.

O SARESP é uma avaliação aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Os professores aplicadores, durante a avaliação, passam por treinamento específico e aplicam as provas para alunos desconhecidos,  trocando de sala e até mesmo de escola. Tudo isso visando garantir que os dados obtidos a partir da prova sejam os mais verdadeiros possíveis.

A ação de treinamento de professores-aplicadores aconteceu na noite de segunda-feira, 10/11, quando 120 professores da rede foram reunidos na  EMEIF Profª Maria Amélia de Castro Burali e participaram de uma reunião que discutiu a aplicação de cada item da prova. Este momento contou também com a participação de gestores das 19 unidades escolares participantes da avaliação, além de técnicos do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação.

Nesta terça-feira, 11, os alunos da Rede Municipal, matriculados em salas de 2º, 3º e 5º anos do ensino fundamental realizaram a prova de Língua Portuguesa, num clima de tranquilidade. As escolas municipais foram devidamente preparadas para este momento, que também acontecerá na quarta-feira, 12, momento em que será aplicada a prova de Matemática para os mesmos estudantes.

“Esta prova é um diagnóstico da rede e participar deste momento é de suma importância para que possamos levantar dados do rendimento de nossos alunos. Além disso, podermos levantar temas para as reuniões de formação pedagógica para professores e gestores das escolas municipais. Temos participado das últimas edições do SARESP, sempre com muito empenho e temos percebido o compromisso dos nossos professores e gestores, que se mobilizam para que todo este processo de aplicação da prova transcorra de maneira tranquila” afirma Kátia Andrade, Assistente Pedagógica da área de Língua Portuguesa da Secretaria.