Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

ATPS retomam as atividades do Ler e Escrever

05/08/2010

Na última quinta-feira, a equipe de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal da Educação reuniu-se com os professores ATP’s no Centro de Referência de Educação Ambiental, localizado no Parque Buracão, para retomar os conteúdos relacionados ao programa “Ler e Escrever”.

Segundo Andréa Zollner Piovesani Teixeira, ATP de matemática, mais de 20 professores do ensino infantil e fundamental fazem parte desse trabalho de capacitação, iniciado ainda em 2009 com a equipe de coordenadores pedagógicos. “Posteriormente, esse conteúdo é repassado pelos integrantes às suas respectivas escolas”, explicou Andréa.

O Programa Ler e Escrever tem como objetivo romper com a cultura escolar que aceita o fato de que os alunos percorrem os anos dos ciclos sem desenvolver plenamente o aprendizado. É um programa que desenvolve projetos que interferem diretamente no cotidiano da sala de aula e na gestão da escola, e visa reverter o quadro de fracasso escolar ocasionado pelo analfabetismo e pela alfabetização precária dos alunos do Ensino Fundamental.

“Ele aprofunda as ações destinadas à melhoria da qualidade da Educação, agindo efetivamente no cotidiano das escolas e das salas de aula, indicando alternativas didáticas, pedagógicas, de gestão, além de prover os materiais específicos para cada série e educador”, ressaltou Andréa. “Nossa meta é incentivar o professor a assimilar o material para legitimar o conteúdo desenvolvido pelo programa”, concluiu.

Fonte: Assessoria - SME