Teatro sobre lendas é apresentado em EMEIF

29/08/2014

Teatro sobre lendas é apresentado no SantilliNo mês de agosto é comemorado o Dia do Folclore, com isso, diariamente o tema é trabalhado em sala de aula com os alunos, na EMEIF “José Santilli Sobrinho” não poderia ser diferente. Na última quarta-feira, 27, cerca de 300 estudantes puderam assistir ao “Livro das Lendas”, apresentação teatral desenvolvida pelos professores da creche da unidade escolar em parceria com Flavio de Souza, pedagogo que ministra o projeto “Contação de Histórias”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação em todas as escolas municipais.

De acordo com Marta Mayer, coordenadora da unidade escolar, a Hora do Conto é atividade recorrente há alguns anos na escola, onde os professores buscam trabalhar com teatro ao invés de apenas contação de histórias com fantasias. “Os alunos são estimulados diariamente ao prazer pela leitura e por meio do teatro eles conhecem as histórias”.

A peça apresentada se passa no Sítio do Pica-pau Amarelo, obra escrita por Monteiro Lobato, grande divulgador do folclore brasileiro, onde a personagem Dona Benta conta a seus netos Pedrinho e Narizinho histórias sobre a Iara, o Saci e o Curupira e magicamente com o pó de Pirlimpimpim da boneca Emilia as lendas se tornam reais, encantando os alunos presentes.

“Consideramos essa peça de extrema importância, pois é uma finalização de todo trabalho realizado em sala de aula com a temática voltada ao folclore, onde os alunos puderam vivenciar através do teatro muitos temas da cultura popular, vendo os personagens estudados criando vida em cima do palco”, finaliza a coordenadora da escola.