Educadores participam de Fórum sobre Ed. Inclusiva

28/08/2014

Educadores participam de Fórum sobre Educação InclusivaAproximadamente 350 educadores participaram nos dias 24,25 e 26 de agosto do V Fórum de Educação Inclusiva, realizado pelo Conselho dos Direitos da Pessoa com deficiência e pessoa com Capacidade Elevada de Assis, dentre eles, 150 da educação municipal.

O Fórum foi realizado com parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, UNESP, UNIP e Diretoria Regional de Ensino de Assis, onde o tema central foi “Incluir ou excluir? O papel da escola e da família no trabalho com a diversidade”.

A abertura ocorreu no dia 24 no Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”, com a presença da Vice-Prefeita de Assis Dra. Lenilda Ramos, Dr. Eduardo Galhardo e Dr. Ivan Esperança Rocha da UNESP Assis, Divana Ramos – Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Rosemary Trabold Nicacio da Diretoria Regional de Ensino de Assis. Contou com a apresentação da banda Música do Silêncio, que consiste em um projeto de inclusão musical onde alunos surdos e ouvintes de escolas públicas de São Paulo se apresentam publicamente.

O tema principal foi discorrido no dia 25 pela palestrante Dra. Elianeth Dias Kanthack Hernandes, do Departamento de Administração e Supervisão Escolar da UNESP de Marília. O Dr. Miguel Cláudio Moriel Chacon do Departamento de Educação Especial da UNESP de Marília ministrou a palestra com tema “A Família diante do desenho universal”.

No dia 26 os alunos da EMEIF “Prof. Firmino Leandro” participantes do Programa Mais Educação, acompanhados pela professora Geiza Talita Damasceno, fizeram uma apresentação cultural com flauta e o Dr. Eduardo Galhardo, do Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho – UNESP Assis discorreu sobre os 20 anos da Declaração de Salamanca, que trata sobre as leis de educação inclusiva.

No período da tarde dos dias 25 e 26 os educadores participaram de oficinas com profissionais da UNIP, SER, Federação das APAEs do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal da Educação de Assis, com temas como: Comportamentos Inadequados, Vivência da Deficiência, Desenvolvimento Motor da Criança, Plano de Ensino Individual e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Hoje a educação municipal atende aos alunos com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, Transtorno Global de Desenvolvimento (autismo) e Altas Habilidades em Salas de Recursos Multifuncionais e em Centros de Atendimento Educacional Especializados, como Equoterapia, Projeto Golfinho – Natação Adaptada, CEDET - Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento, e Fênix – Educação para Autista.