II Encontro de Escolas de Tempo Integral

25/08/2014

II Encontro Municipal de Escolas de Tempo Integral Professores municipais e equipes gestoras se reuniram nesta última sexta-feira, 22, para o II Encontro Municipal de Escolas de Tempo Integral – 2014, na EMEIF “Prof. João Leão de Carvalho”.

Com a temática voltada ao folclore nacional, o encontro contou com apresentações musicais dos alunos e dinâmicas com os educadores, além de exposições e decorações trabalhadas e organizadas em sala de aula.

O encontro teve como objetivo planejar a II Mostra Cultural das Escolas de Tempo Integral do município de Assis, que acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, no Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”. Aberta ao público, a Mostra contará com oficinas voltadas aos alunos visitantes e com apresentações dos trabalhados realizados nas Oficinas Curriculares e pelo Programa Mais Educação, do governo federal.

“Estes momentos de planejamento e exposições dos trabalhos são fundamentais para o fortalecimento da atuação do professor e viabiliza períodos de estudos e troca de experiências entre as escolas”, relata Loilda de Almeida, supervisora de ensino da Secretaria Municipal da Educação.

Após o planejamento, os educadores presentes puderam apreciar um café da tarde com comidas típicas do folclore brasileiro, como cuscuz, canjica, broa de milho, bolo de fubá, entre outros.

Hoje o município conta com 11 escolas em Tempo Integral, onde oito delas recebem os alunos no período da manhã e permanecem, com toda alimentação adequada, até a tarde participando de oficinas curriculares e atividades do Mais Educação. Três escolas recebem os alunos pela manhã e no período da tarde oferece atividades complementares do Mais Educação de forma optativa, onde os alunos interessados almoçam em suas respectivas casas e retornam à escola.