Festival de Pipa marca mês do Folclore em EMEIF

21/08/2014

Festival de Pipa marca mês do folclore em escola municipalJosé Vitor F. dos Santos, aluno do 3º ano

Em comemoração ao dia do Folclore, 22 de agosto, a professora de educação física Maria Lúcia Florindo, da EMEIF “Profº Maria Amélia de Castro Burali”, juntamente com os professores regulares desenvolveram o Projeto Folclore.

Durante todo o mês foi trabalhado com as crianças do ensino infantil e fundamental brincadeiras como queimada, pular corda, amarelinhas, bilboquê, batata quente, escravos de Jô, eu com as quatro, passa anel, bugalhas ou cinco Marias, vai e vem, entre outras.

As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração, muitas delas existem há décadas ou até séculos, costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência da brincadeira continua a mesma da origem.

“A preservação dessas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Confeccionamos o vai e vem e o bilboquê com materiais recicláveis e contamos também com a participação da família, que colaborou enviando os materiais”, relata Maria Lúcia.

Foi trabalhado também coreografias e cantigas de rodas, como: Pézinho, Mestre André e Carneirinho Carnerão.

Como encerramento do projeto os alunos fizeram um Festival de Pipas no Centro Social Urbano, do dia 18 ao 20, onde puderam se divertir com os brinquedos confeccionados, soltar pipa e fazer piquenique.

“Eu gostei muito de vir aqui (no Centro Social Urbano), porque em casa eu não posso soltar pipa, meu pai não me deixa ficar na rua e aqui eu pude correr e brincar”, disse José Vitor F. dos Santos, aluno do 3º ano.