Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Alunos do Projeto Xadrez se destacam em torneio

04/08/2010

No último final de semana, 42 atletas locais participaram da “2ª Competição de Xadrez”, disputada na cidade de Iepê (SP) e que reuniu representantes de diversas cidades da região, entre elas Assis, Cândido Mota e Rancharia. O grande destaque do torneio ficou por conta dos alunos do Projeto Xadrez, mantido pela Secretaria Municipal da Educação e coordenado pela professora Cristiane Aparecida Meira.

Na categoria masculina sub-12, os alunos Wilian Lima e Elder Melo Gomes, da EMEIF “Maria Amélia Castro Burali”, obtiveram respectivamente o 1º e 4º lugar. Ainda nessa prova, Pedro Mantovani (da EMEIF Guiomar Namo de Melo) ficou na 3º posição, enquanto Leonardo Vinicius (EMEIF Nísia Mercadante Canto Andrade) terminou em 7º, Airon Freire (EMEIF Lucas Thomas Menk) em 8º e Vitor Hugo (EMEIF Firmino Leandro) em 10º. Leonardo Paiva, que representa a Autarquia Municipal, foi o 2º colocado.

A categoria sub-12 feminina também chamou a atenção ao emplacar 13 atletas da rede municipal entre os 14 primeiros colocados. A EMEIF Maria Amélia de Castro Burali foi representada por Larissa Garcia e Bruna Valim (respectivamente, campeã e vice da prova), além de Maria Eduarda Perandré (que ficou 8º lugar) e Ana Beatriz Barbosa (14º). Yasmin Florentino, da EMEIF Nísia Mercadante Canto Andrade, ficou em 3º lugar, seguida por Carolina Piedade, Mariana Ribeiro e Giovana Bompani, da EMEIF Firmino Leandro. Outras alunas da escola, como Lorena Vieira Esperança, Beatriz Henrique, Bianca Silva Leand, Ana Maria Martins e Ana Beatriz Martins, também estiveram presentes entre as primeiras colocadas.

“O desempenho das crianças superou nossas expectativas mais otimistas”, comemorou Cristiane. “Mais importante do que a disputa do torneio foi a oportunidade que as crianças tiveram de trocar experiências”, acrescentou. A professora também destacou a hospitalidade dos organizadores da competição. “A cidade de Iepê nos recepcionou muito bem, oferecendo café da manhã, almoço e muito carinho aos nossos atletas”, revelou. A secretária municipal da educação, Ângela Canassa, também fez questão de elogiar o desempenho dos atletas, frisando a importância da família nesse sentido. “É importante ressaltar a presença dos pais que acompanharam a delegação para incentivar seus filhos”, elogiou.

Outros atletas assisenses que se destacaram no torneio foram Liliana Cristina Rodrigues, campeã na categoria livre feminino, além de Luiz Francisco Sampaio, Gustavo Canassa e Luis Antônio Barbosa, que terminaram respectivamente na 7ª, 8ª e 9ª colocação da mesma prova, mas na categoria masculino.

Fonte: Assessoria - SME