Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Projeto Fênix inaugura nova sede

04/08/2010

Desde o início do mês de agosto, o “Projeto Fênix: educação para autistas”, mantido pela Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Educação, está funcionando em nova sede, mais ampla, confortável e adequada às atividades desenvolvidas pela iniciativa.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o atendimento será realizado no local onde funcionava a Associação dos Policiais Civis da Região de Assis – APOCIRA. “Sem dúvidas, é um ótimo local para o desenvolvimento das aulas. Os profissionais que atuam no Fênix terão mais tranquilidade para desempenhar seu trabalho”, acredita Nancy Costa Ribeiro, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Assis – APA.

Atualmente, o projeto conta com uma equipe composta por sete profissionais (entre pedagogos, professores de educação física e uma professora de música). Eles poderão aproveitar toda a extensão do novo espaço, que dispõe de salas amplas e arejadas, cozinha, área de lazer e grande espaço livre. “Se ajusta às necessidades dos alunos, que precisam de espaço”, completa a presidente.

Para ela, a antiga sede (uma casa, no Parque de Exposições “Jorge Alves de Oliveira” – recinto da FICAR) apresentava muita movimentação externa e área reduzida, o que dificultava o desenvolvimento das atividades. “É um salto de qualidade, com certeza. Outro fator que atrapalhava bastante era o barulho, e agora as aulas serão ministradas em um local mais reservado”, destaca.

O Projeto Fênix atende atualmente 14 alunos (entre crianças, jovens e adultos). Contudo, com a ampliação de seu espaço físico, o número de vagas também será elevado. “Isto é muito importante. Este trabalho tem características muito especiais e precisa ser valorizado pela comunidade”, acredita Nancy.

A presidente da APA elogia os investimentos na capacitação dos profissionais que atuam no Projeto Fênix. “É algo extremamente importante, fundamental para a continuidade de um trabalho qualificado, uma vez que os professores se sentem ainda mais motivados. Certamente poderá trazer bons resultados para os alunos e para o município”, diz.

Mãe de um filho autista, Nancy exalta o trabalho conduzido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação. “Todos merecem agradecimentos, pois estão se esforçando para proporcionar ensino de melhor qualidade para os alunos autistas da nossa cidade. Em nome da associação, agradeço ao nosso prefeito, Ézio Spera, a nossa secretária da Educação, Ângela Canassa, ao vereador Márcio Martins e todo o pessoal envolvido neste trabalho”, conclui.

Fonte: Assessoria - SME