Professores de Oficina são capacitados no Darcy

03/07/2014

Educação municipal capacita professores das Escolas de Tempo Integral Estiveram reunidos nesta última quarta-feira, 02, na escola municipal “Prof. Darcy Ribeiro” professores das oficinas curriculares, integrantes das escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino para a capacitação do Programa “Solução Educacional Tempo”, da Editora Positivo.

De acordo com a Meta n. 6 do Plano Nacional de Educação, em 2020 50% do ensino básico será em Sistema de Ensino Integral, com isso a “Solução Educacional Tempo” oferece ferramentas fundamentais e adequadas às diferentes realidades educacionais do Brasil, para ampliação da jornada escolar nas Redes de Ensino em todo o país. É composta por recursos pedagógicos, onde conteúdos são apresentados através de livros, jogos e aplicativos; assessoria pedagógica realizada por profissionais especializados, com experiência na gestão de escolas e em sala de aula, em diferentes níveis da Educação Básica, onde há formação dos educadores e acompanhamento das atividades; e também o SIMEB – Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil, ferramenta tecnológica que contribui com a gestão educacional, o diagnóstico, o planejamento e o monitoramento das metas estabelecidas para a Rede de Ensino do Município.

O programa é composto por seis eixos, onde serão trabalhadas linguagens e leitura, desenvolvimento de competências na aprendizagem da língua portuguesa e matemática, expressão corporal, hábitos saudáveis e sensibilidade, exercício da cidadania, alfabetização e letramento digital, entre outros.

De acordo com a Supervisora de Ensino da Rede Municipal Sara Celsa, a Secretaria Municipal da Educação adquiriu o material da Editora Positivo a fim de aprimorar o trabalho das escolas de período integral, alinhando as ações pedagógicas de maneira que a educação seja realmente integral, formando o aluno de forma global.

A Educação Municipal de Assis conta hoje com oito escolas de Educação Integral, as quais contêm oficina de Artes, Alfabetização e Letramento, Alfabetização em Matemática, Educação ambiental, Informática e Atividades Motoras.