Atendimento Especializado é referência na região

06/06/2014

Atendimento Especializado é referência na regiãoO Centro de Atendimento Educacional Especializado “Valmir Carlos de Oliveira” - Fênix Educação para Autista e o CEDET - Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento - receberam na última quinta-feira, dia 5, a Secretária Municipal da Educação Lúcia Marisa Pinhata, juntamente com professores e coordenadores de Unidades Escolares, todos do município de Santa Cruz do Rio Pardo.

Com o intuito de conhecer o espaço e as formas de trabalho aplicadas nas instituições, os profissionais foram recepcionados pelo Departamento de Educação Especial e os profissionais do Centro Especializado Fênix e CEDET.

A Secretária da Educação, Lúcia Marisa, relata que conhecer e levar os professores e coordenadores para presenciarem a vivência dos Centros é muito importante para expandir os horizontes dos profissionais. “Em Santa Cruz do Rio Pardo não tínhamos conhecimento sobre esse trabalho desenvolvido com os alunos talentosos e gostamos muito de ver como vem sendo trabalhado, assim como a educação para autistas, que é um projeto maravilhoso e contagiante. Se dependesse só da vontade, chegaríamos em nossa cidade e já implantaríamos, com isso, é muito bom saber que em Assis temos esses modelos, que posteriormente podem ser implantados no município de Santa Cruz do Rio Pardo.

O CEDET- Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento - é uma instituição organizada para encontrar, localizar e orientar o projeto educacional de crianças bem dotadas e talentosas da comunidade, trabalhando em colaboração e co-responsabilidade com a escola regular, com a família e a comunidade. Tem parceria com a UNESP de Assis e a Diretoria Regional de Ensino de Assis, bem como o apoio da ASPAT (Associação de Pais e amigos para o apoio ao Talento). Atualmente frequentam o CEDET de Assis 152 crianças e jovens.

O Fênix – Educação para o Autista - utiliza os métodos TEACCH (Tratamento e Educação para crianças Autistas e com distúrbios correlatos da comunicação) e o PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) na abordagem ABA, atualmente atende a 14 alunos na faixa etária de 4 a 13 anos matriculados na rede municipal de ensino.

A Secretaria Municipal da Educação de Assis é um dos Municípios pioneiros no atendimento a esse público alvo da Educação Especial, Transtorno Global do Desenvolvimento (Autismo Clássico, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, e outros dentro do espectro de autismo) e as Altas Habilidades/Superdotação, oferecendo atendimento especializado em Centros organizados com metodologias específicas para o atendimento às nossas crianças.

Fonte: Assessoria SME