Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

EMEIF promove volta às aulas diferenciada

04/08/2010

A semana de volta às aulas normalmente é marcada por alunos desmotivados com o final do período de férias, o que acaba refletindo diretamente no índice de presença dos estudantes. Para driblar as dificuldades impostas por essa realidade, a EMEIF "Maria José Silva Valverde" (que fica localizada no Parque das Acácias, mas também atende os bairros São Nicolau, CECAP, Parque das Flores, Assis 4 e Vila Glória) resolveu inovar e durante os primeiros dias letivos promoveu um evento que uniu cultura, esporte e recreação entre as crianças. Trata-se do projeto "Copa Integração", um campeonato de futsal nas modalidades masculino e feminino, que mesclou alunos de diferentes séries e estimulou a presença dos estudantes.

Organizado pelos professores Carlos Alberto Pomari, Emilia Cláudia de Carvalho Ferreira e Bruno Rafael Rocha dos Santos, responsáveis pelas oficinas de basquete, futsal e recreação, o evento deu continuidade as atividades interdisciplinares desenvolvidas pela escola durante toda a Copa do Mundo. "Durante todo esse período as crianças trabalharam temas relacionados ao mundial da África do Sul nas mais diversas disciplinas, aprendendo sobre a história e geografia dos países envolvidos na competição, conhecendo as bandeiras e a grafia correta do nome dessas nações, revisando alguns números dessa disputa e confeccionando cartazes", afirma Carlos. "A Copa Integração na verdade finaliza essas atividades, estimulando ao mesmo tempo a presença, participação e interação entre as crianças", complementa.

O professor explica que as equipes foram divididas de acordo com as salas e a faixa etária dos estudantes intencionalmente, "até como forma de valorizar a amizade dos alunos, que já convivem grande parte do dia juntos devido ao período semi-integral". Para deixar a brincadeira ainda mais interessante, cada time representou um país campeão mundial, excetuando o Brasil, que seria motivo de grande disputa por parte das crianças.

Para Emília, além de estimular a presença dos alunos e promover a prática de atividade física, o evento ainda trouxe a família para dentro da escola. "O ginásio esteve aberto para o público e alguns pais puderam comparecer para acompanhar seus filhos. O mais importante foi essa integração através do esporte", avalia. Torcendo nas arquibancadas com seus respectivos professores, muitas crianças também se divertiam com jogos recreativos realizados entre as partidas, fato destacado por Bruno: "Não foram apenas os alunos e pais que estiveram envolvidos nesse projeto, mas toda a equipe da nossa EMEIF, incluindo aí inspetores, direção e demais professores e funcionários", concluiu.

Fonte: Diário de Assis