Conselho Tutelar orienta diretores de escolas

30/05/2014

Visando a melhora da parceria, membros do Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e diretores das Unidades Escolares Municipais estiveram reunidos na última quarta-feira, 28, na sede da Secretaria Municipal da Educação de Assis.

Foi ministrada por parte do Conselho Tutelar orientação aos diretores de escola sobre encaminhamento de crianças em situação de risco, assim como, discutido assuntos referentes à violência e evasão escolar.

As escolas municipais têm parceria com os órgãos de assistência social e através de relatórios e denúncias os menores são encaminhados ao conselho tutelar, que toma as devidas providências por meio dos projetos CRAS,  CREAS e Secretaria Municipal da Saúde.

O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social é responsável pelo atendimento de até 1.000 famílias/ano em cada território de 5.000 famílias de sua área de abrangência. É prestado atendimento socioassistencial, trabalhando com as famílias, fazendo primeiramente o acolhimento, atendimento e acompanhamento através de visitas domiciliares.

O CREAS é responsável pela inclusão e proteção social a indivíduos ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência expressos em maus tratos, negligência, abandono, discriminações, dentre outros, funciona com equipe multiprofissional para potencializar a capacidade de proteção da família ou individuo, favorecendo a reparação da situação de violência vivida no decorrer da vida.

Fonte: Assessoria SME