SME participa de curso sobre inclusão em Ourinhos

20/05/2014

Palestra do Centro de Atendimento Especializado FênixNesta última semana, de 12 a 16 de maio, no IX Curso de Formação de Gestores e Educadores, Educação Inclusiva: direito à diversidade estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal da Educação de Assis.

O evento promovido pelo MEC por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), organizado pelo Polo de Ourinhos recebeu 27 Municípios da região. A pauta das palestras e das oficinas contemplou cinco áreas temáticas propostas pelo MEC: Educação Especial, Educação em Direitos Humanos e Cidadania, Educação para Relações Étnicorraciais, Educação Escolar Indígena e Educação de Jovens e Adultos.

A Secretaria Municipal da Educação de Assis foi representada por Rosimeire dos Santos, Supervisora de Ensino responsável pelo Departamento de Educação Especial, juntamente com Gislaine A. Marinelli Silva, Assistente Técnico-Pedagógica, assim como os profissionais ligados aos Centros de Atendimento Educacional Especializado – Fênix Educação para Autistas – Professora Viviane aparecida Del Massa Martins e Rosemar Maria Muniz Ribeiro; e o CEDET - Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento, Professora Vanda Eda Leme Palma e Michel Maria Sabino.

A equipe pedagógica dos Centros de Atendimento Educacional Especializado foi convidada para proferir uma das Palestras e uma oficina, divulgando o trabalho desenvolvido na cidade de Assis, que é referência na região, contribuindo assim para subsidiar outros sistemas de ensino no oferecimento de atendimento especializado nas diferentes áreas.

O CEDET- Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento - é uma instituição organizada para encontrar, localizar e orientar o projeto educacional de crianças bem dotadas e talentosas da comunidade, trabalhando em colaboração e co-responsabilidade com a escola regular, com a família e a comunidade. Tem parceria com a UNESP de Assis e a Diretoria Regional de Ensino de Assis, bem como o apoio da ASPAT (Associação de Pais e amigos para o apoio ao Talento). Atualmente frequentam o CEDET de Assis 152 crianças e jovens.

O Fênix – Educação para o Autista - utiliza os métodos TEACCH (Tratamento e Educação para crianças Autistas e com distúrbios correlatos da comunicação) e o PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) na abordagem ABA, atualmente atende a 14 alunos na faixa etária de 4 a 13 anos matriculados na rede municipal de ensino.

“Nós nos sentimos muito honrados com o convite, é de certa forma um reconhecimento do trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Educação, que entende a importância do Atendimento Educacional Especializado para o desenvolvimento das potencialidades de nossas crianças e jovens” relata a Supervisora de ensino Rosimeire dos Santos.

Fonte: Assessoria SME