Prefeitura apresenta Parque e a Lousa Digital

16/05/2014

Prefeitura apresenta a Lousa Digital A apresentação das Lousas Digitais e dos Parques Infantis terá início na noite de hoje, 16 de maio, a partir das 18h, na escola municipal “Profº Manoel Simões”, situada na Rua Carlos Bompani, 280, no Jardim Europa.

O Parque Infantil é formado por uma série de brinquedos ludo-pedagógicos, itens importantes para o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo, tornando assim a brincadeira como uma maneira inconsciente de se aprender, de forma prazerosa e eficaz.

A Lousa Digital é uma tela sensível ao toque, desta forma, todos os recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet serão possíveis de serem trabalhados dentro da sala de aula. O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como o PowerPoint, e durante a aula utilizar a internet como auxílio. Pode-se ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que irão até a lousa e podem escrever por meio de um teclado virtual, uma caneta especial ou com o próprio dedo.

As capacitações já tiveram início na última segunda-feira, 12, com a presença de diretores de escola, coordenadores e professores de todas as disciplinas. Até o final do mês de junho todos os professores da rede municipal de ensino serão capacitados e as lousas implantadas seguindo o cronograma das capacitações.

De acordo com a professora de inglês Angelita Portilho dos Santos, a lousa digital traz uma infinidade de recursos para a sala de aula, sendo possível trabalhar a oralidade a partir de vídeos e músicas, por exemplo. “Eu gosto muito de trabalhar com vídeos e tínhamos essa dificuldade, porém, agora será muito mais fácil, podendo realizar muito mais atividades lúdicas”. A professora lembra também que o uso da lousa evita o uso de papel, podendo realizar atividades sem precisar imprimir imagens, já que será tudo no computador, um aspecto muito mais atrativo para os alunos.

Já para Wagner da Silva, diretor da escola municipal “Profº João de Castro”, a lousa vem como um artigo muito importante para a realidade escolar, já que o computador e a internet fazem parte da vida da grande maioria dos nossos alunos, a escola precisa se adequar a isso.

As lousas digitais serão implantadas em todos os 4ªs e 5ªs anos, e em breve todas as séries das escolas municipais contarão com a lousa. Esse é um importante avanço na Educação Infantil assisense, e um grande objetivo alcançado pela Administração Municipal, em atenção ao desenvolvimento das crianças.

Toda a população está convidada para comparecer ao evento e conhecer as aquisições para auxílio na melhoria da educação na cidade de Assis.

Fonte: Assessoria SME