PNAIC - Formação Continuada de professores

13/05/2014

PNAIC - Formação Continuada de professoresProfessores Orientadores de Estudo do PNAIC do município de Assis estiveram reunidos durante a semana de 5 a 9 de maio, na UNIMAR de Marília para o início do programa de formação para 2.013. A formação foi voltada para professores que atuarão como Orientadores de Estudo, responsáveis pelo processo de formação continuada dos professores das séries iniciais 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, uma das ações  do Pacto Nacional  pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

Os encontros de  formação dos Orientadores de Estudo serão realizados  na cidade polo de Marília, com carga horária de 200 horas/ano.    Em 2013, o foco de estudo foi a  alfabetização em Língua Portuguesa e em  2014 será a alfabetização  Matemática concomitante com a alfabetização em Língua Portuguesa.

Os professores alfabetizadores participarão de formação com duração total de 120 horas presenciais e 40 horas de atividades complementares  ao longo do ano letivo.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa são desenvolvidas ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; planejamento e avaliação das situações didáticas; o uso dos materiais distribuídos pelo MEC, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

No dia 15 de maio será realizada a aula inaugural para os professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Assis, no auditório da EMEIF “José Santilli Sobrinho” e as aulas posteriores acontecerão em encontros às quintas e sábados, com presença de 110 professores municipais que atuam com turmas  de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Assessoria SME