Equoterapia: Atenção às necessidades especiais

05/05/2014

Equoterapia:atenção às pessoas com necessidades especiais

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal da Educação e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, coloca em prática diariamente o Projeto da Equoterapia, que é desenvolvido no Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira, a FICAR, e atende a mais de 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Em Assis o projeto é coordenado pelo departamento de Educação Especial, da Secretaria Municipal da Educação e acontece desde 2003, sendo disponibilizados 12 profissionais aos cuidados dos alunos. Para os pacientes os benefícios são muitos, principalmente em desenvolver capacidades funcionais que permitem a independência nas atividades de vida diária.

Fonte: Assessoria PMA