Olimpíada de Língua Portuguesa 2014

21/03/2014

Alunos municipais participarão de Olimpíada de Língua Portuguesa

Os alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino participarão da 4ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. As inscrições estão abertas até dia 30 de abril e os professores já podem inscrever os textos de seus alunos.

Pela 4ª vez consecutiva a Secretaria Municipal da Educação de Assis participa das Olimpíadas, que têm caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um projeto em parceria entre a Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação, que disponibiliza material às escolas participantes, já que no momento da inscrição, o professor pode se cadastrar no portal da olimpíada para ter acesso a material didático de capacitação para orientar os estudantes. Também poderá participar de cursos de formação online.

Para Kátia Andrade Silva, assistente técnico-pedagógica da educação municipal, “é de suma importância a participação dos alunos, tendo em vista a proposta de leitura e produção de textos trazida pelo material fornecido.”

Os alunos do 5º ano participarão com a produção de poemas e disputarão entre si nas escolas, seguindo para a fase municipal, estadual, regional e nacional. A Secretaria Municipal da Educação realiza, em uma data solene, a certificação dos professores e alunos classificados para a fase estadual.

Premiação

O programa vai distribuir prêmios nas etapas estadual, regional e nacional a estudantes, professores e escolas públicas.

Os professores inscritos e os alunos autores dos 500 textos semifinalistas selecionados na etapa estadual receberão os seguintes prêmios: professor – medalha e cupom para retirada de um ou mais livros na livraria montada no local do encontro regional; aluno – medalha e cupom para retirada de um ou mais livros na livraria montada no local do encontro de semifinalistas.

Na etapa regional, serão distribuídos os seguintes prêmios: professor – medalha e um tablet; aluno – medalha e um tablet; escola participante – placa de homenagem.

Na etapa nacional, os professores inscritos e os alunos autores dos 20 textos selecionados na etapa nacional receberão os seguintes prêmios: professor – medalha, um notebook e uma impressora; aluno – medalha, um notebook e uma impressora; escola participante: 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.

Fonte: Portal do Ministério da Educação - MEC

Fonte: Assessoria SME